Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/07/2004 - 07h30

Petrobras localiza helicóptero que caiu em Campos

Publicidade

MARTHA ALVES
da Agência Folha
da Folha Online

A Petrobras encontrou às 5h30 desta sexta-feira o helicóptero que caiu na manhã de quinta na bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a aeronave foi localizada por meio de um robô submarino a 334 metros de profundidade.

De acordo com a Petrobras, pelas imagens captadas pelo robô submarino ainda não foi possível avaliar se existe algum corpo dentro da aeronave. Cinco pessoas estão desaparecidas. Há suspeita de que elas estejam mortas e presas dentro do helicóptero.

Divulgação
Modelo S-76, igual ao que caiu


A empresa utiliza nas buscas duas embarcações especiais equipadas com sonar e robô submarino (ROV). O navio oceanográfico Taurus, do Ministério da Marinha, deverá somar-se aos trabalhos na manhã desta sexta-feira.

O helicóptero pertencia à empresa BHS, que presta serviços à Petrobras. A causa da queda da aeronave é investigada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil).

Na aeronave viajavam 11 pessoas. A Petrobras confirmou a morte do mecânico Carlos Augusto Rodrigues, que chegou a ser resgatado com vida. Outras cinco pessoas foram encontradas e passam bem: Luciana de Oliveira Silva, Anderson Andrade da Silva, Augusto César Peixoto Gomes, o comandante Adriano Godinho Bastos e o co-piloto José Ismael Júnior.

O helicóptero, modelo Sikorsky S-76, havia saído do navio-plataforma FPSO Brasil e seguia para a plataforma P-31, no campo de Albacora, quando caiu, por volta das 8h20.

Transporte

Em julho do ano passado, cinco pessoas --dois tripulantes e três passageiros-- morreram na queda de um helicóptero da BHS que fazia o transporte de passageiros entre navios-plataformas da Petrobras, na bacia de Campos.

O acidente ocorreu quando o aparelho se aproximava do navio de apoio Toisa Mariner, onde deveria pousar. De acordo com a Petrobras, a hélice do helicóptero bateu no mastro, fazendo com que o comandante perdesse o controle. Com o choque, o helicóptero girou no ar a uma altura de 100 metros e caiu na água.

Leia mais
  • Helicóptero cai no Rio; há um morto, diz sindicato
  • DAC investiga causa da queda de helicóptero no Rio
  • Equipes procuram vítimas de queda de helicóptero no Rio

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre acidentes com helicópteros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página