Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2004 - 15h20

Divisão de Explosivos do Rio recolhe primeira arma por agendamento

Publicidade

da Folha Online

A Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos do Rio de Janeiro recolheu na manhã desta segunda-feira a primeira arma de fogo pelo sistema de agendamento implantado pelo governo.

A arma entregue foi um revólver Rossi, calibre 38, do advogado aposentado Luiz Gonzaga Marengo Pereira, 80, morador de Copacabana. Ele receberá indenização de R$ 100. O advogado disse que o dinheiro será doado para uma instituição de caridade.

O programa de solicitação de recolhimento de armas de fogo por telefone foi anunciado no final de semana pela Secretaria da Segurança Pública e faz parte da campanha do desarmamento promovida pelo Estado.

"Considero a campanha extraordinariamente válida. Claro que não resolverá todos os problemas de violência, mas contribuirá de forma eficaz para que ela diminua", disse o advogado, que comprou a arma há 16 anos, quando adquiriu uma casa em Teresópolis e pensou em dar mais segurança à família.

Há oito anos o advogado levou o revólver para o Rio, guardando-o atrás de livros em sua biblioteca. "As balas eu enterrei num terreno em Teresópolis. Fiquei aliviado com a possibilidade de entregar a arma sem sair de casa, pois, desse modo, não correria qualquer risco", disse.

O delegado André Carlos, da DFAE, disse que foram feitos 50 agendamentos. O telefone é (0xx21) 3399-3326/3329. O serviço funciona 24 horas por dia. "Quem quiser fazer a entrega de armas em casa pode ligar para esses números, fornecer nome, endereço, números de CPF e da conta corrente, para posterior depósito da indenização, e do registro da arma, se houver", disse o delegado. "Esperamos fazer em torno de 20 visitas diárias para recolhimento de armas."

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre entrega de armas
  • Veja mais sobre o tráfico no Rio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página