Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2004 - 18h34

Juiz manda apreender dinheiro do BB para pagar vítimas do Palace 2

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online

As famílias vítimas do desabamento do edifício Palace 2 --ocorrido em 1998, na Barra da Tijuca-- estão dentro da agência do Banco de Brasil localizada no Tribunal de Justiça. Eles aguardam a chegada do carro-forte para finalmente receberem o dinheiro das indenizações.

As dez famílias esperam pelo dinheiro --cerca de R$ 113,8 mil para cada-- acompanhadas por um advogado e por oficiais de justiça. Outras 73 famílias deverão receber o dinheiro amanhã.

O juiz Luiz Felipe Salomão, da 4ª Vara Empresarial, expediu mandado determinando a apreensão do dinheiro vivo. No mandado, o juiz pede também a prisão do gerente da agência, Ismael de Carvalho. Ele não compareceu ao trabalho hoje.

A atitude do juiz foi motivada por uma liminar que bloqueou o pagamento às vítimas.

Na sexta-feira, a juíza Frana Elizabeth Mendes, da 7ª Vara Federal de Execuções Fiscais, expediu liminar que bloqueia a conta do BB onde está depositado o dinheiro do leilão da participação que o ex-deputado Sérgio Naya tinha em um hotel de Brasília. A liminar favorece a Procuradoria da Fazenda Nacional, que cobra R$ 22 milhões devidos por Naya ao Imposto de Renda. Naya é dono da Sersan, empresa que construiu o Palace 2.

Não há entendimento sobre quem deve receber primeiro o dinheiro. A Procuradoria de Fazenda Nacional diz que tem preferência no pagamento de impostos. No entanto, no entendimento de Salomão, o leilão só ocorreu por iniciativa das vítimas do desabamento e durante o processo a Fazenda não se manifestou.

Leilão

Em 30 dias, outro hotel situado em Brasília e um terreno na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio), também de propriedade de Naya, irão a leilão com o propósito de arrecadar mais recursos para o pagamento das indenizações.

No desabamento do edifício Palace 2, em fevereiro de 1998, oito pessoas morreram. Naya foi solto no início deste mês, após passar quase quatro meses preso.

Especial
  • Arquivo: Veja o que já foi publicado sobre o caso Palace 2
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página