Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2004 - 19h45

Após frio e neve, temperaturas devem apresentar elevação no RS

Publicidade

da Folha Online

Depois do frio e da neve que atingiu municípios neste final de semana, as temperaturas no Rio Grande do Sul deverão apresentar gradativa elevação, a partir desta segunda-feira, segundo previsão da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo.

O amanhecer, porém, deverá ser novamente gelado, principalmente em áreas de vales e baixadas. Há previsão de geada na maioria das cidades gaúchas.

Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, as mínimas devem variar entre 0ºC e 2ºC na Grande Porto Alegre ao amanhecer. Já na serra, os termômetros devem acusar entre 0ºC e -2ºC. Para os Aparados e planalto sul catarinense, a Climatologia Urbana prevê mínimas ao amanhecer oscilando entre -2ºC e -5ºC.

A partir da tarde desta segunda, entretanto, a massa de ar frio que atua sobre a região deve começar a perder intensidade, e os termômetros devem indicar até 20ºC no Rio Grande do Sul. A previsão da Climatologia Urbana de São Leopoldo é de uma semana com predomínio de tempo seco e ensolarado. "Se este final de semana foi gelado, o próximo deve ser quente", disse Hackbart.

Há possibilidade de uma forte massa de ar polar atingir a região na segunda quinzena deste mês, o que pode provocar novas ocorrências de neve.

Final de semana

Nevou em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina neste final de semana. A neve começou a cair ainda na tarde de sábado, com fraca intensidade e em pontos isolados de São Joaquim. À noite, o ingresso de mais umidade e as temperaturas mais baixas favoreceram precipitações generalizadas nos pontos mais altos.

De acordo com a Climatologia Urbana de São Leopoldo, primeiro nevou em São Francisco de Paula e Canela. Em seguida, as precipitações se estenderem mais ao norte para cidades como Cambará do Sul, Bom Jesus, São José dos Ausentes, Lagoa Vermelha e Vacaria. Também nevou em Bagé.

O meteorologista Eugenio Hackbart afirma que as precipitações ocorriam em forma de pancadas. A neve foi mais forte e prolongada em Cambará do Sul e em Vacaria, o que permitiu que os flocos se acumulassem sobre automóveis e a vegetação.

Nas primeiras horas da madrugada deste domingo, a neve atingiu Santa Catarina. Nevou em Lages, Painel, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Anita Garibaldi e São Cristóvão.

Leia mais
  • Saiba como a neve é formada

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre a ocorrência de neve no Sul
  • Leia sobre tempo no Folha Online-Weather
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página