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29/08/2004
-
08h00
JOÃO PEQUENO
free-lance para a Folha de S.Paulo
A partir deste domingo, apenas a ponte aérea Rio-São Paulo e vôos de pequeno porte utilizarão o aeroporto Santos Dumont (zona central). Os vôos ligando o Rio de Janeiro a Brasília, Belo Horizonte, Vitória e Curitiba serão transferidos para o aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador (zona norte), a 20 km do centro.
Alem da ponte aérea, as únicas linhas diárias que permanecem no Santos Dumont são as que vão para Campos e Macaé, no norte fluminense, e para São José dos Campos (SP). Ainda assim, operam somente de segunda a sexta.
Todas essas linhas usam aviões de até 50 passageiros e circulam entre o Rio de Janeiro e Estados vizinhos, seguindo determinação do DAC (Departamento de Aviação Civil). Os únicos vôos de maior porte permitidos são os da ponte-aérea.
Com a mudança, o aeroporto internacional passará a receber mais 6.000 passageiros por dia, chegando a um movimento diário de 20 mil. Para atender a esse aumento de demanda, o aeroporto contará com mais 13 ônibus, seis deles em ligação expressa com a Barra da Tijuca (zona oeste), via Linha Amarela. Os postos de atendimento para o check in passarão de 80 para 130.
A prefeitura prometeu aumentar a fiscalização nos pontos de táxi, para impedir que os carros irregulares atendam os passageiros. A Polícia Militar informou que intensificará o patrulhamento nos terminais e nos acessos.
Mudança cara
Para quem costumava chegar ao Rio pelo Santos Dumont, a mudança para o Tom Jobim será mais cara e demorada, com destino ao centro e à zona sul.
Um táxi para Copacabana, que do Santos Dumont costuma sair entre R$ 17 e R$ 20, do Tom Jobim custa em torno de R$ 30. O tempo de viagem também aumenta, em média, de 20 para 30 minutos.
Do aeroporto Santos Dumont ao Terminal Rodoviário Menezes Cortes, um táxi cobra R$ 7 em viagem de cerca de 10 minutos. Do aeroporto internacional à rodoviária, o preço sobe para cerca de R$ 25, com duração entre 20 e 25 minutos, com trânsito normal.
Outra opção, mais barata pela Linha Amarela, serão os seis ônibus que farão a nova ligação expressa por R$ 6. Outros dez ônibus já fazem o percurso do aeroporto internacional à zona sul pelo mesmo preço.
Atualmente, o aeroporto Antonio Carlos Jobim opera com pouco mais de um terço de sua capacidade. Ele poderia receber em torno de 40 mil passageiros/dia, mas, em 2003, registrou somente 5,1 milhões de passageiros, o que corresponde a cerca de 14 mil/dia.
O Santos Dumont, que tecnicamente poderia ter 5.000 passageiros diários, segundo a Infraero, recebeu uma média de 15 mil em 2003. Com a mudança, passará a receber cerca de 9.000 ao dia.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o aeroporto Santos Dumont
Leia o que já foi publicado sobre o aeroporto do Galeão
Mudança de vôo para Galeão começa neste domingo
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free-lance para a Folha de S.Paulo
A partir deste domingo, apenas a ponte aérea Rio-São Paulo e vôos de pequeno porte utilizarão o aeroporto Santos Dumont (zona central). Os vôos ligando o Rio de Janeiro a Brasília, Belo Horizonte, Vitória e Curitiba serão transferidos para o aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador (zona norte), a 20 km do centro.
Alem da ponte aérea, as únicas linhas diárias que permanecem no Santos Dumont são as que vão para Campos e Macaé, no norte fluminense, e para São José dos Campos (SP). Ainda assim, operam somente de segunda a sexta.
Todas essas linhas usam aviões de até 50 passageiros e circulam entre o Rio de Janeiro e Estados vizinhos, seguindo determinação do DAC (Departamento de Aviação Civil). Os únicos vôos de maior porte permitidos são os da ponte-aérea.
Com a mudança, o aeroporto internacional passará a receber mais 6.000 passageiros por dia, chegando a um movimento diário de 20 mil. Para atender a esse aumento de demanda, o aeroporto contará com mais 13 ônibus, seis deles em ligação expressa com a Barra da Tijuca (zona oeste), via Linha Amarela. Os postos de atendimento para o check in passarão de 80 para 130.
A prefeitura prometeu aumentar a fiscalização nos pontos de táxi, para impedir que os carros irregulares atendam os passageiros. A Polícia Militar informou que intensificará o patrulhamento nos terminais e nos acessos.
Mudança cara
Para quem costumava chegar ao Rio pelo Santos Dumont, a mudança para o Tom Jobim será mais cara e demorada, com destino ao centro e à zona sul.
Um táxi para Copacabana, que do Santos Dumont costuma sair entre R$ 17 e R$ 20, do Tom Jobim custa em torno de R$ 30. O tempo de viagem também aumenta, em média, de 20 para 30 minutos.
Do aeroporto Santos Dumont ao Terminal Rodoviário Menezes Cortes, um táxi cobra R$ 7 em viagem de cerca de 10 minutos. Do aeroporto internacional à rodoviária, o preço sobe para cerca de R$ 25, com duração entre 20 e 25 minutos, com trânsito normal.
Outra opção, mais barata pela Linha Amarela, serão os seis ônibus que farão a nova ligação expressa por R$ 6. Outros dez ônibus já fazem o percurso do aeroporto internacional à zona sul pelo mesmo preço.
Atualmente, o aeroporto Antonio Carlos Jobim opera com pouco mais de um terço de sua capacidade. Ele poderia receber em torno de 40 mil passageiros/dia, mas, em 2003, registrou somente 5,1 milhões de passageiros, o que corresponde a cerca de 14 mil/dia.
O Santos Dumont, que tecnicamente poderia ter 5.000 passageiros diários, segundo a Infraero, recebeu uma média de 15 mil em 2003. Com a mudança, passará a receber cerca de 9.000 ao dia.
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