Publicidade
Publicidade
31/08/2004
-
20h56
da Folha Online
da Agência Folha
Um acidente envolvendo dois aviões T-25 Universal da FAB (Força Aérea Brasileira) deixou dois cadetes mortos na tarde desta terça-feira no interior de São Paulo.
Segundo o Comando da Aeronáutica, o acidente ocorreu durante missão de treinamento, por volta das 14h, nas proximidades do município de Casa Branca (240 km a norte de São Paulo). A principal hipótese é que os aviões tenham se chocado no ar. As aeronaves caíram em uma plantação de eucaliptos.
O acidente ocorreu em uma área da Academia da Força Aérea, sediada na cidade de Pirassununga (213 km a norte de São Paulo).
Os mortos são o cadete-aviador Gustavo Klug, 20, e o cadete-aviador Diogo Balonecker, 21.
A Aeronáutica afirma que já iniciou as investigações "para apurar os fatores que contribuíram para o acidente". A Polícia Civil de Pirassununga também abriu inquérito.
Esquadrilha da Fumaça
Esse foi o segundo acidente envolvendo pilotos da FAB de Pirassununga neste ano. No dia 13 de fevereiro, quatro pilotos escaparam ilesos de um acidente envolvendo dois aviões T-27 Tucano, da Esquadrilha da Fumaça. Os aviões se chocaram em Santa Rita do Passa Quatro.
Na ocasião, o major Luiz Francisco Tolosa, o tenente Fabrício Calomeno Machado e os capitães Márcio Guimarães de Oliveira e José Márcio de Almeida, que ocupavam os aviões, conseguiram ejetar seus bancos antes da queda.
Em 1993, dois aviões da Esquadrilha da Fumaça também se chocaram no ar no campo de treinamento da FAB, em Pirassununga. Os dois pilotos envolvidos no acidente conseguiram ejetar seus bancos.
T-25
Desenvolvido no final da década de 60, o T-25 Universal foi criado para substituir o North American T-6 na instrução avançada dos cadetes.
O T-25 é utilizado atualmente na instrução primária e básica dos cadetes da AFA (Academia da Força Aérea). Ele também é utilizado em inúmeras unidades aéreas e bases como avião padrão para instrução dos pilotos.
O T-25 é fabricado no Brasil pela empresa Neiva e pode desenvolver a velocidade máxima de 275 km/h.
De acordo com o site da Aeronáutica, o avião pesa 1.150 quilos e tem 8,6 metros de comprimento. O T-25 pode operar com dois casulos com metralhadora MAG 7.62 e duas bombas de 45 quilos. A tripulação máxima é de duas pessoas.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre acidentes com aviões da FAB
Saiba mais sobre acidentes aéreos
Acidente com aviões da FAB deixa dois mortos no interior de SP
Publicidade
da Agência Folha
Um acidente envolvendo dois aviões T-25 Universal da FAB (Força Aérea Brasileira) deixou dois cadetes mortos na tarde desta terça-feira no interior de São Paulo.
Segundo o Comando da Aeronáutica, o acidente ocorreu durante missão de treinamento, por volta das 14h, nas proximidades do município de Casa Branca (240 km a norte de São Paulo). A principal hipótese é que os aviões tenham se chocado no ar. As aeronaves caíram em uma plantação de eucaliptos.
O acidente ocorreu em uma área da Academia da Força Aérea, sediada na cidade de Pirassununga (213 km a norte de São Paulo).
Os mortos são o cadete-aviador Gustavo Klug, 20, e o cadete-aviador Diogo Balonecker, 21.
A Aeronáutica afirma que já iniciou as investigações "para apurar os fatores que contribuíram para o acidente". A Polícia Civil de Pirassununga também abriu inquérito.
Esquadrilha da Fumaça
Esse foi o segundo acidente envolvendo pilotos da FAB de Pirassununga neste ano. No dia 13 de fevereiro, quatro pilotos escaparam ilesos de um acidente envolvendo dois aviões T-27 Tucano, da Esquadrilha da Fumaça. Os aviões se chocaram em Santa Rita do Passa Quatro.
Na ocasião, o major Luiz Francisco Tolosa, o tenente Fabrício Calomeno Machado e os capitães Márcio Guimarães de Oliveira e José Márcio de Almeida, que ocupavam os aviões, conseguiram ejetar seus bancos antes da queda.
Em 1993, dois aviões da Esquadrilha da Fumaça também se chocaram no ar no campo de treinamento da FAB, em Pirassununga. Os dois pilotos envolvidos no acidente conseguiram ejetar seus bancos.
T-25
Desenvolvido no final da década de 60, o T-25 Universal foi criado para substituir o North American T-6 na instrução avançada dos cadetes.
O T-25 é utilizado atualmente na instrução primária e básica dos cadetes da AFA (Academia da Força Aérea). Ele também é utilizado em inúmeras unidades aéreas e bases como avião padrão para instrução dos pilotos.
O T-25 é fabricado no Brasil pela empresa Neiva e pode desenvolver a velocidade máxima de 275 km/h.
De acordo com o site da Aeronáutica, o avião pesa 1.150 quilos e tem 8,6 metros de comprimento. O T-25 pode operar com dois casulos com metralhadora MAG 7.62 e duas bombas de 45 quilos. A tripulação máxima é de duas pessoas.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice