Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2004 - 22h24

Justiça cancela matrícula de acusados de fraudar vestibular no AC

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

A Justiça Federal do Acre cancelou a matrícula de seis estudantes do curso de medicina da Ufac (Universidade Federal do Acre) acusados de fraudar o vestibular em junho de 2002.

Em maio, outros 21 alunos da mesma turma tiveram a matrícula cassada pela Justiça, numa ação civil pública.

Dos 40 alunos aprovados no vestibular de medicina de 2002, 27 estudantes já foram afastados da Ufac e respondem processo criminal por estelionato e falsidade ideológica.

O Ministério Publico Federal do Acre denunciou no início de agosto 28 estudantes suspeitos de participar da fraude.

Outro lado

A advogada Salete Maia, que representa 19 estudantes denunciados, disse que três de seus clientes que tiveram a matrícula cancelada na segunda-feira negam participação.

"Alguém participou [da fraude]. Uns confessaram, outros têm elementos concretos para confirmar [a participação], outros não participaram, mas estão nesse rol, expostos à execração pública", disse Maia.

A advogada disse que irá recorrer da decisão no TRF (Tribunal Regional Federal) como já fez em maio em relação a seus outros clientes. O recurso ainda não foi julgado, segundo Maia.

Fraude

De acordo com as investigações da Polícia Federal, a quadrilha de fraudadores contratava um estudante para fazer a prova e, depois de corrigida, as respostas eram enviadas aos candidatos por meio de transmissores escondidos em roupas ou objetos.

Segundo o Ministério Público Federal, dois acusados de participação na quadrilha e sete estudantes confirmaram a fraude e colaboraram com as investigações. A procuradoria pediu a redução da pena ou o perdão aos colaboradores.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre fraude em vestibulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página