Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2004 - 18h28

Greve causa cancelamentos e atrasos em vôos da Vasp

Publicidade

da Folha Online

A greve dos pilotos e comissários da Vasp causou cancelamentos a atrasos nos vôos da empresa programados para esta terça-feira em aeroportos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os funcionários devem voltar ao trabalho nesta quarta (22).

Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), 27 vôos da Vasp --entre pousos e decolagens-- foram cancelados no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, até as 17h30.

Em Cumbica, foram oito cancelamentos na parte da manhã. À tarde, um vôo previsto para chegar em Guarulhos às 15h30 não havia aterrissado até as 17h30. Mais 12 vôos estão previstos para chegar ou partir do aeroporto até as 21h35 desta terça.

No aeroporto Santos Dumont, no Rio, quem comprou passagens pela companhia, na ponte aérea Rio-São Paulo, foi surpreendido com a paralisação, e a única opção para quem não podia adiar o compromisso na capital paulista era comprar um novo bilhete por outra empresa. Até o final da tarde, chegava a 20 o número de vôos cancelados.

Já o aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão) teve sete vôos da Vasp cancelados devido à greve.

Nota

Em nota oficial divulgada à imprensa, a Vasp afirma que a empresa opera normalmente e que eventuais problemas operacionais com seus vôos ainda são contornados.

Segundo a empresa, os passageiros prejudicados foram acomodados em hotéis, para aguardar novos vôos da própria companhia.

Greve

Em assembléia ocorrida no início da tarde, o Sindicato Nacional dos Aeronautas decidiu que os funcionários irão retornar às atividades a partir desta quarta, quando uma comissão eleita na assembléia irá se reunir com o presidente da empresa para iniciar as negociações a respeito das reivindicações.

Os pilotos e os comissários da empresa exigem o pagamento dos salários atrasados de agosto, além das diárias de alimentação, horas noturnas e domingos voados, e da regularização dos depósitos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Segundo a direção do Sindicato, a empresa paga irregularmente seus funcionários desde 2000. Na nota à imprensa, a Vasp informa que o atraso nos salários dos funcionários, está sendo regularizado, conforme anunciado anteriormente e informado à direção do Sindicato dos Aeronautas.

Leia mais
  • Vasp promete pagar hoje salário atrasado para evitar greve
  • Prejuízo da Vasp aumenta para R$ 25,8 milhões no 1º semestre

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Vasp
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página