HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

ADOÇÃO ANIMAL
21/10/2004

Cães de rua conquistam lar pela Internet

SANTA CRUZ DO SUL (RS) - A tecnologia assegurou que a cadela abandonada Dentusca ganhasse ontem um novo lar em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Há um mês e meio, um site com fotos na Internet permite que animais do canil municipal possam ser adotados.

O funcionário público federal Leandro Ferreira Frantz, 42 anos, não resistiu aos apelos de Dentusca e a transformou no terceiro cachorro a morar em sua nova casa no Centro. Ontem, toda faceira, a cadela de raça indefinida recebeu outro nome: Mel.

"Depois de acessar a Internet, eu fui olhar os animais sem compromisso no canil. Me emocionei, comecei a chorar e decidi levar mais um. Eles divertem a nossa casa", diz Frantz, que tem os filhos Rafael, 10 anos, e Michele, 19 anos.

As pessoas que acessam o site encontram geralmente vira-latas adultos retirados das ruas ou de lares onde eram maltratados. Em Santa Cruz do Sul, a prefeitura estima que existam 1,5 mil animais abandonados ou soltos sem a supervisão do dono. Os cachorros são recolhidos mediante denúncia.

Antes de serem adotados, os animais recebem tratamento veterinário. Quem se dispõe a levá-los para casa tem de assinar um termo de compromisso de que irá alimentar, dar carinho, atendimento veterinário e instalações adequadas até o fim da vida do animal.

O candidato também passa por uma entrevista para verificar se ele atende às condições exigidas. Após dois meses, a prefeitura visita o adotado no novo lar para avaliar a situação.

"Pessoas de classe média com filhos são os principais interessados. Muitas adotam o cão que não tem uma estética boa só para ajudar", relata o veterinário Paulo Rutkowski, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses do município.

Cães esperam família
O site apressou as adoções, registrando mais de 1,2 mil acessos até agora. Cerca de 38 animais ganharam um dono desde que começaram as ofertas pela Internet. Mesmo assim, cachorros mais velhos ou com deficiências físicas que necessitam de cuidados especiais permanecem no canil.

Esse é o drama de uma cadela de três anos com seqüelas na boca devido a uma doença no sistema nervoso. Ela é rejeitada por ter um tique nervoso e babar. Ontem, a foto do primeiro gato foi posta em rede. O felino não tem uma mão porque foi agredido por um cachorro.

"O problema é que ninguém quer esse tipo de animal", afirma Rutkowski.

Como adotar um cão
- Basta acessar o site www.adoteumcao.santacruz.rs.gov.br e escolher um animal por meio de fotos. Depois, ligue para o telefone da vigilância sanitária no (51) 3715-1546 e peça o canil municipal. O site ainda está em fase de teste, então é possível que o acesso não esteja sempre disponível.

- Para adotar o cachorro, o interessado terá de fazer uma entrevista e assinar um termo de compromisso de que cuidará do animal.


MARCIELE BRUM
do jornal Zero Hora

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
21/10/2004 Farmácia comunitária pode fechar
21/10/2004
Projeto Onde Moras faz mutirão
21/10/2004
Cursos e atendimentos médico-odontológicos são pagos com alimentos
21/10/2004
Parque temático convida crianças a uma viagem pelos cinco continentes
20/10/2004 Oficinas gratuitas seduzem jovens de favelas carioca
20/10/2004
Programa envolve jovens do Rio em ações cidadãs
20/10/2004
Cinemagia leva a 'sétima arte' para hospitais e escolas
20/10/2004 ONGs estabelecem redes internacionais para incentivar o desenvolvimento
20/10/2004 Livro de gari desperta mais solidariedade para creche
19/10/2004
Hortas comunitárias melhoram qualidade da alimentação nos centros urbanos
18/10/2004
Basta dar carinho para fazer uma criança feliz