Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 10.07.02

 

Menos de 60% da população reside realmente em cidades, afirma pesquisador

Antes de adotar políticas de desenvolvimento sustentável no campo, é preciso definir o que é o Brasil rural. Parece um absurdo, mas sem uma definição precisa de cidade, os dados oficiais sobre urbanização perdem confiabilidade. É o que afirmou José Eli da Veiga, professor da Universidade de São Paulo, durante conferência na 54.ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Goiânia. Pelos números oficiais, 82% da população vive em cidades. Para Veiga, esse porcentual não chega a 60%.

Um decreto-lei de 1938 define que qualquer sede de município deve ser considerada uma cidade, independentemente de outros critérios, como quantidade de habitantes ou localização. Essa definição é levada a extremos, tanto que um núcleo de 18 habitantes no Rio Grande do Sul, União da Serra, tem o título de cidade. "É um disparate total", afirmou Veiga.

Seguindo esses critérios, um mapa publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1996 mostra que o sul do Rio Grande do Sul, o Pantanal e Roraima são tão urbanizados quanto o Sudeste. Essas estimativas sugerem outro absurdo: a população indígena é tratada como se fosse urbana. Na outra ponta, 13% da população vive em 10% de municípios que não podem ser considerados nem urbanos nem rurais. E 30% dos brasileiros vivem em 80% dos municípios que formam o Brasil essencialmente rural.

Leia mais:
- Dado oficial superestima urbanização, diz pesquisador

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 05.07.02

  Redação de escola motiva ação contra trabalho infantil
   
 

 DIA 03.07.02

  O consumo dobrou no Real, aponta ACSP
   
 

 DIA 02.07.02

  Ações trabalhistas recolheram R$ 727 milhões para União em 2001
   
 

 DIA 01.07.02

  Empresas faturam alto com o penta brasileiro
   
 

 DIA 28.06.02

  Famílias brasileiras consomem menos e taxa de desemprego aumenta
   
 

 DIA 27.06.02

  Estrangeiros investem pesado em comércio ilegal no Brasil