carona
12/08/2008

Sites ajudam aluno na volta às aulas

A internet já se consolidou como fonte de informação para estudantes. Mas ela oferece muito mais ferramentas úteis para pais, alunos e professores.

Nesta volta às aulas após as férias de julho, confira dicas para conseguir carona, editar textos colaborativamente e facilitar o contato com os colegas de classe via internet. Todos os sites indicados nesta matéria são gratuitos.

Carona
Volta às aulas significa congestionamentos maiores. Parte da solução pode estar na prática de carona. Os sites Ride Amigos (www.rideamigos.com) e Caroneiros (www.caroneiros.com) promovem encontros entre pessoas que pedem e oferecem carona. Basta preencher a origem e o destino para localizar internautas que percorram itinerários semelhantes.

O Ride Amigos está em inglês, mas tem usuários brasileiros. No Caroneiros, os usuários podem atribuir qualificações uns aos outros.

Um exemplo bem-sucedido de organização de caronas entre estudantes é o Caronas Unicamp (www.caronasunicamp.com), que tem mais de 2.500 usuários.

Os cuidados que você toma na vida real devem se estender ao ambiente virtual. Se for usar um desses sites, procure usuários que tenham boas avaliações e, se for o caso, avise a um responsável que vai pegar uma carona.

Pacotes de escritório
Editores de textos, planilhas e apresentações on-line contam com cada vez mais recursos e estão mais fáceis de usar.

Não é preciso instalar nada no computador além de complementos comuns para o navegador. Outra vantagem é que os arquivos ficam disponíveis para qualquer micro com acesso à internet. Por permitir edição de um mesmo documento por várias pessoas, eles são ideais para trabalhos em grupo.

Experimente o Google Docs (docs.google.com), o Zoho (www.zoho.com) e o Buzzword (buzzword.acrobat.com) para ver qual atende melhor às suas necessidades.

Grupos de discussão
Uma boa forma de manter contato entre colegas são os grupos de discussão on-line. Ao abrir um grupo, cria-se um endereço de e-mail. Mensagens enviadas para esse endereço podem ser lidas pelos membros na página do grupo na internet ou por e-mail.

Outro recurso útil desses serviços é o armazém de arquivos com acesso restrito a membros.
Confira o Grupos.com.br, o Yahoo! Grupos (br.groups.yahoo.com) e o MSN Grupos (groups.msn.com)

Rafael Capanema
Folha de S.Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
11/08/2008
Estado e Senac oferecem cursos para trabalhadores desempregados
11/08/2008
Será que lemos mesmo, quando surfamos na Net?
11/08/2008
Secretaria da Segurança engaveta estudo de violência
09/08/2008
Homem virtual é criado para ajudar na educação
07/08/2008 Nova Luz só conta até agora com 2 empresas
07/08/2008 MIS volta à ativa com novidades em arquitetura e tecnologia
05/08/2008
Educação influencia melhora na saúde, segundo índices da Firjan
05/08/2008
Instituto do Câncer de SP terá prontuário digital
04/08/2008
Economia Criativa é tema de pós-graduação
04/08/2008
Flap! 2008 reúne artistas latino-americanos
Mais matérias