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incentivo
14/12/2004
Campanha estimula doação de recursos para FIA

GRASIELA CARDOSO
especial para o GD


A Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro (Firjan) está fazendo uma campanha para incentivar empresas e pessoas físicas a doarem parte do Imposto de Renda devido ao Fundo dos Direitos da Infância e da Adolescência (FIA). Intitulada "Leão Amigo 2004", a campanha sugere que as empresas destinem 1% e as pessoas 6% dos recursos devido à Receita Federal a este fundo, que financia projetos que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco.

Instituída há mais de 15 anos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o FIA é uma conta bancária administrada pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A campanha atinge 14 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Goiás e Amazonas.

A expectativa é aumentar a arrecadação e convencer os novos prefeitos a criarem os conselhos nos municípios que administrarão a partir do ano que vem. "Quando as prefeituras aderirem ao conselho e valorizarem esse programa haverá uma grande mudança e benefícios para todos", acredita a coordenadora de assessoria de Responsabilidade Social da Firjan, Isabella Nunes.

Para se ter uma idéia, dois mil dos 5.560 municípios existentes no país ainda não têm conselho. "O nosso desafio é fazer com que as prefeituras façam sua parte. Os recursos devem chegar aonde existe carência de recurso", acrescenta.

Filmes para televisão, anúncios em jornais e rádios, site, folhetos para empresas, outdoors, são algumas das peças publicitárias criadas para divulgar a "Leão Amigo 2004". Na primeira campanha, em 2000, os recursos captados pelos FIAs só no estado de Minas Gerais chegaram a RS$ 250 mil. Em 2003, esse número pulou para RS$ 4 milhões.

   
 
 
 

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