REFLEXÃO

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RADAR DO MUNDO
19/05/2008

Novas mídias levam informações de cidadania para as ruas

  Giovanna Passos Miranda

As novas mídias eletrônicas ocupam o lugar que antes era reservado aos outdoors e anúncios de publicidade. Cada vez mais, torna-se visível o uso veículos de comunicação alternativos (televisão, rádio, internet) nos espaços públicos -principalmente nos meios de transporte. As notícias veiculadas apresentam os mais diferentes assuntos: saúde, meio ambiente, tempo, educação e tecnologia.

Um exemplo deste novo costume, é a instalação de tvs LCD nos vagões de metrô, como a Tv Minuto. Há a preocupação diária de levar informações aos passageiros sobre o Brasil. A inspiração veio do projeto “Barcelona Posa’t guapa”, em Barcelona (na Espanha). Ele incentivou diretamente a lei “Cidade Limpa” em São Paulo, que entrou em vigor em janeiro de 2007. Ambos os projetos têm a finalidade de acabar com a poluição visual nas cidades, proibindo o uso de anúncios em fachadas de prédios, outdoors, luminosos, placas e frontlights e implantando uma fiscalização mais rígida para o uso da publicidade externa.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o processo começou na década de 90, com a retirada dos outdoors e a restauração de quase 5000 fachadas. As novas ações trouxeram muitas conseqüências para a legislação de Barcelona, que permitiu depois de alguns anos, o uso de anúncios publicitários em mobiliários urbanos: abrigos de ônibus e de táxi, lixeiras, caixas de correio, relógios de rua, protetores de árvores e cabines de segurança e informação. Atualmente, a cidade de São Paulo seguiu esse exemplo, permitindo as propagandas nesses espaços públicos.

Segundo o site Terra, Paris, a capital francesa, também restringiu o uso da publicidade externa no ano passado. A prefeitura decidiu controlar os outdoors e micro-anúncios em portas e vitrines. A decisão foi de restringir a 30% o espaço publicitário. Está proibida também a presença de publicidade nas margens do rio Sena, em lugares públicos como o Campo de Marte (que abriga a Torre Eiffel) e em edifícios monumentais e históricos como a catedral de Notre Dame e o Museu do Louvre.

Para a arquiteta e urbanista Regina Monteiro, a cidade de Barcelona tornou-se “uma referência em arquitetura”, além de ser uma potência turística. Já nas cidades do Brasil, as maiores repercussões estão no campo do conhecimento: as novas mídias promoveram o acesso de milhares de pessoas às informações de cidadania e respeito.
Giovanna Passos Miranda, aluna do 2º ano do ensino médio, do Colégio Bandeirantes - gigi_behappy@hotmail.com

   
Apresentação

O Radar do Mundo é produzido pelo projeto Idade Mídia do ensino médio do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, desenvolvido pelos jornalistas Alexandre Sayad e Gilberto Dimenstein, que mistura o mundo da educação ao da comunicação (a chamada educomunicação). Em uma sociedade em que a informação está presente na vida dos jovens durante todo o tempo, a educação tem a necessidade de acompanhar essas novas demandas.

 
 
 

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