SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

exposição
20/01/2005
A São Paulo vista da janela do ônibus

Há três anos, o cearense Antonio Erivaldo Silva, de 44 anos, tornou-se cobrador. Antes de assumir a função, para ele - que já havia trabalhado como metalúrgico e na área administrativa - a rotina de cobrador parecia entediante. Não foi bem isso que ele comprovou. "Você começa a conhecer a cidade. Mesmo passando pelos mesmos locais todos os dias, você vê coisas diferentes", diz ele. Silva passou a observar cenas e monumentos de São Paulo e, na sua retina, fixá-los como uma fotografia.

Decidiu ir além: comprou uma câmera digital, sem grandes recursos, em 10 parcelas de R$ 40, e, nos últimos 2 anos, passou a registrar imagens da cidade a partir das janelas dos ônibus. Sua história tomou tamanha projeção que Silva ganhou sua própria exposição fotográfica, Fotógrafo, Profissão Cobrador, em cartaz a partir de hoje no Sesc Ipiranga. A mostra reúne 50 imagens, entre tantas registradas durante suas viagens entre na linha Gentil de Moura-Praça da República. A exposição faz parte da programação comemorativa pelos 451 anos de São Paulo.

O itinerário do circular contribui, e muito, para os cliques experimentais do cobrador. Todos os dias, ele tem à disposição símbolos paulistanos, como Praça da Sé, Pátio do Colégio, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Praça da República, Shopping Light, Ponto Chic, entre tantos outros. Pode fazer e refazer uma foto, buscar novos ângulos sempre que quiser. Muita dessa sua paixão pelas coisas de São Paulo vem do grande interesse que ele tem pela história da cidade. "Pesquiso muito na internet e em livros." Ele já pensou até em publicar um livro que combinasse fotos e textos. "Mas como ficaria caro, a solução foi fazer um fotolog (www.fotolog.terra.com.br/toninho). Além disso, mais pessoas podem vê-lo."

Silva é uma alegria só: nos últimos 8 meses, o site contabilizou 370 mil acessos, recebeu cerca 2 mil mensagens de internautas de outros países, como Portugal, Inglaterra, EUA. Além disso, consta como link em 156 homepages.

Flagrantes
Além do aspecto histórico de São Paulo, ele também desenvolveu, sem querer, gosto pelo fotojornalismo. "Uma vez, fotografei um acidente na Rua Libero Badaró. Foi um atropelamento, mas fotografei de um jeito que o rosto da vítima apareceu encoberto." Pela sua simples câmera, chegou a registrar uma movimentação na frente do Fórum João Mendes, no centro, durante a greve do Judiciário. As cenas do cotidiano também o fascinam, confessa.

Apesar de ser uma prática freqüente, muitos dos passageiros da linha Gentil de Moura-Praça da República passaram tempos sem perceber sua vocação. Descobriram em reportagens em TVs e jornais. É que Silva é discreto: ele acomoda sua pequena digital numa pochete e fica à espera de uma breve parada do ônibus ou do pouco movimento de passageiros para entrar em ação.

E quando lhe perguntam se ele tem uma técnica especial para fotografar, a resposta é sincera. "Minha técnica é de apertar o botão", brinca. Autodidata, adquiriu, por si só, noções de enquadramento e linguagem fotográfica. E também a autocrítica que é peculiar aos fotógrafos. "Quero me aperfeiçoar", planeja. "Quem sabe em não passa a viver só com a fotografia."

ADRIANA DEL RÉ
do O Estado de S. Paulo

   
 
 
 

notícias ANTERIOREs:
19/01/2005
Dinheiro deixado por gestão anterior é insuficiente, diz Serra
18/01/2005
Serra traz subprefeitos de fora de SP
17/01/2005
Déficit deixado por Marta supera o de Pitta
17/01/2005 Era cortiço. Virou vila chique
12 /01/2005
Secretário aponta erro de R$ 2 bi no Orçamento de SP
11 /01/2005
Prefeitura não irá quitar saldo com precatórios
11 /01/2005
Prefeitura autorizou demolição de escola e voltou atrás
10 /01/2005
Entidade em SP oferece atividades culturais para as crianças
10 /01/2005
Serra determina reforma em todos os postos de saúde da capital
07/01/2005
Parques de São Paulo oferecem atividades gratuitas