Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

IOF sobre capital estrangeiro

O governo federal decidi criar taxa de 2% de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de capital estrangeiro.


Mais resultados: 1 2 3
Comentários dos leitores
Walter Hahn (1) 05/11/2009 10h12
Walter Hahn (1) 05/11/2009 10h12
"...uma moeda é como qualquer outro produto e ..., seu valor deve ser definido pela lei de oferta e demanda.". É exatamente o que o governo está fazendo. Obedecendo esta lei básica da economia, a ação do governo visa atuar sobre a oferta, para reduzi-la e, assim, aumentar o preço do citado "produto" sem opinião
avalie fechar
Ale Alves (1) 05/11/2009 09h07
Ale Alves (1) 05/11/2009 09h07
Infelizmente não concordo com essas opniões, mas as respeito. Acho que tudo isso é apenas uma ilusão de um país em crescimento, lembrando que o país não se resume em um minoria empresarial, e sim em uma grande massa que não se beneficia em nada com as exportações e um dólar a R$ 2,00, um país que taxa imposto em mais da metadade do valor de seus produto, em um país que não respeita um direito constitucional de ir e vir, cobrando pedágios nas estradas, e que nós já pagamos nos impostos da gasolina (40% do seu valor) para sua manutenção, ora! se o governo quer terceirizar então ele que repasse a essas empresas os impostos já recolhidos. Um governo que se orgulha tanto em bater recordes de arrecadação do PIB, mas que só investe 7% desse valor em educação e 14% em saúde. Isso é um governo que merece Parabéns? Acho que não. sem opinião
avalie fechar
jose valias (315) 05/11/2009 09h03
jose valias (315) 05/11/2009 09h03
O Secretário de Politicas Economicas, Nelson Barbosa citou o patamar ideal para o dolar " $2.10 ".
Seria um ponto de equilibrio cambial que não atrapalharia ninguem e não favoreceria ninguem em detrimento de outros. Aí sim, dependeriamos só de nossa competência para a balança comercial e para gerar empregos e renda na industria e agropecuária. CHEGA DE ESPECULAÇÃO NA BOLSA E DOLARES VOLÁTEIS. Nos deixem trabalhar e competir dignamênte. R$2,10 para o dolar é bom para importadores e exportadores e consequentemênte para todo o Brasil. Comprar quinquilharias chinesas com real super valorizado, em detrimento de nossos produtos não é bom.
1 opinião
avalie fechar
Wilson Santana (20) 05/11/2009 08h51
Wilson Santana (20) 05/11/2009 08h51
Sr. Ronaldo Mitchel,
Provavelmente o sr. não lerá essa minha réplica a seu comentário,mas não pude deixar de responder.
1- De onde vem tanta torcida contra o Brasil?
2- Por que tanto ódio do presidente Lula?
3- Paul Krugman não conseguiu prever que o próprio país derreteria!
4- O Brasil é sim uma NAÇÃO emergente
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (521) 28/10/2009 20h33
Cassio Tavares (521) 28/10/2009 20h33
Como nós vivemos numa democracia qualquer um tem toda liberdade de aprovar ou não o atual governo. O que não dá, é dizer coisas absurdas como essa de que o Brasil só exporta comodities. O nosso país hoje exporta até automóveis e aviões sendo a Embraer a 3ª maior fabricante do mundo. Mas vamos dar graças a Deus por sermos hoje o maior exportador de alimentos do mundo porque esse é um produto que o mundo precisa muito hoje e precisará muito mais no futuro, com cada vez milhões de chineses esperando quem os possa alimentar. E agora sim, já podemos dizer que o Brasil é o celeiro do mundo, expressão muito usada no passado apenas para fazer propaganda dos governos anteriores jogando com o orgulho dos brasileiros e de uma nação que só existia no papel. Naqueles anos a coisa estava tão deprimente aqui dentro, que lá fora a capital do Brasil era Buenos Aires. Lembram-se ? Logo no começo do atual governo a situação estava tão crítica que a moda da oposição era querer nos comparar com o Haiti. A sigla BRIC cunhada lá nos Estados Unidos mostra claramente que hoje estamos colocados no grupo dos paises em maior desenvolvimento do mundo e reconhecido como tal.
E muito provavelmente seremos a 5ª ou 6ª economia mundial e essa previsão é também de alguns jornais americanos e europeus. O Index Mundi orgão especializado em economia mundial já publicou em sua última edição que o Brasil é a 9ª economia mundial deixando a Itália no chinelo. E os outros que se cuidem ou serão jantados em breve
55 opiniões
avalie fechar
De uma coisa estejamos certos:o Brasil continua e continuará por muito tempo como país em desenvolvimento.Vejam como uma análise lúcida arrasa completamente os sonhos grandiloquentes do lulismo.Sem agressões e com a autoridade de ser o maior economista vivo,o Nobel Paul Krugman,fez até blague com o pretenso avanço do país:
O prêmio Nobel de Economia de 2008, Paul Krugman, disse ontem em Buenos Aires que "Todos conhecem a piada de que o Brasil é o país do futuro e sempre será". Para Krugman não se vê no Brasil o tipo de crescimento que há na Ásia. Para ele o Brasil continua sendo uma esperança e não uma perspectiva certa. Apesar da crítica, Krugman acredita que o Brasil teve um ótimo desempenho durante a crise global. Segundo ele os bancos se sustentaram muito bem e o mundo quer investir no Brasil, mas isto gera problemas para competitividade nas exportações. Em sua opinião o país não foi tão afetado pela crise mundial porque não estava muito exposto ao comércio mundial e possui uma estrutura financeira muito sólida. O economista acrescentou que "quando as pessoas falam dos Bric, talvez devessem falar dos IC, porque Índia e China tiveram essa decolagem, mas o Brasil ainda não".
32 opiniões
avalie fechar
ernani sefton campos (131) 28/10/2009 18h54
ernani sefton campos (131) 28/10/2009 18h54
Cumprimento o sr. Ministro da fazenda.
Medida inteligente e de resguardo das finanças do Brasil.
Há tempos, vemos os capitais e investidores, entrarem, com uma mão de dinheiro,e saírem com duas mãos cheias,sem pagar Impostos.
Em época de queda da arrecadação,este dinheiro, vem em muito BOA HORA.
São atitudes gerenciais, como estas que o Brasil precisa.Atuar, no momento certo e de PRONTO.
Parabéns, a Toda EQUIPE ECONOMICA, destarte o desconforto gerado a alguns outros Ministros,reféns dos Capitalistas, que não aprovaram,a MEDIDA>
14 opiniões
avalie fechar
Geraldo Buss (363) 28/10/2009 17h40
Geraldo Buss (363) 28/10/2009 17h40
Fico admirado como muitos fâs do sr. Lula ficam somente olhando para trás e criticando os governos anteriores como se estes não fizeram nada de bom para o país. Dá impressão que estes fâs seguem aquela senhora da estória da Branca de Neve que se olhava no espelho e dizia "Espelho, espelho meu, existe alguém no mundo mais bela do que eu?!" Estes fãs e acredito que o próprio sr. Lula olham no espelho e dizem "Espelho, espelho meu, será que existe ou existiu neste país um presidente mais inteligente do que eu?!!! " Aí o espelho quebra de tanta vergonha! sem opinião
avalie fechar
Joel Ramos (17) 28/10/2009 15h34
Joel Ramos (17) 28/10/2009 15h34
45 Escândalos do des-governo do dino FHC:
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
1 - Conivência com a corrupção 2 - O escândalo do Sivam 3 - A farra do Proer 4 - Caixa-dois de campanhas 5 - Propina na privatização 6 - A emenda da reeleição 7 - Grampos telefônicos 8 - TRT paulista 9 - Os ralos do DNER 10 - O "caladão" 11 - Desvalorização do real 12 - O caso Marka/FonteCindam 13 - Base de Alcântara 14 - Biopirataria oficial 15 - O fiasco dos 500 anos 16 - Eduardo Jorge, um personagem suspeito 17 - Drible na reforma tributária 18 - Rombo transamazônico na Sudam 19 - Os desvios na Sudene 20 - Calote no Fundef 21 - Abuso de MPs 22 - Acidentes na Petrobras 23 - Apoio a Fujimori 24 - Desmatamento na Amazônia 25 - Os computadores do FUST 26 - Arapongagem 27 - O esquema do FAT 28 - Mudanças na CLT 29 - Obras irregulares 30 - Explosão da dívida pública 31 - Avanço da dengue 32 - Verbas do BNDES 33 - Crescimento pífio do PIB 34 - Renúncias no Senado 35 - Racionamento de energia 36 - Assalto ao bolso do consumidor 37 - Explosão da violência 38 - A falácia da Reforma agrária 39 - Subserviência internacional 40 - Renda em queda e desemprego em alta 41 - Relações perigosas 42 - Violação aos direitos humanos 43 - Correção da tabela do IR 44 - Intervenção na Previ 45 - Barbeiragens do Banco Central (detalhes www.consciencia.net/corrupcao/documentos/fhc-45escandalos.html)
94 opiniões
avalie fechar
Jose Cellos (14) 28/10/2009 15h30
Jose Cellos (14) 28/10/2009 15h30
Sr. Aguinaldo Venancio, parece-me que o senhor está equivocado quanto a sua opinião a respeito do governo LULA, pois se a sua informação fosse correta o pessoal do psdb e do demo (oposição) estaria pegando este cavalo de batalha e tentando dizer isto. Espaço na midia eles tem o tempo todo. E o mais interessante é que apenas e tão somente 80% (oitenta) da população aprova o governo LULA e acha que é o melhor presidente que todos os outros. Provavelmente são todos sem inteligência, e não tem condição de dizerem que estão sentindo a sua vida melhor agora. Os 10% que não gostam do LULA devem ter problemas de auto-estima pois odeiam ver outros felizes. sem opinião
avalie fechar
rod nev (2) 28/10/2009 14h35
rod nev (2) 28/10/2009 14h35
Tem gente por ai que adora dizer que tudo isso que está acontecendo de bom foram eles que deram o ponto inicial, mas vamos fazer uma pequena volta no passado,2001,inflaçao 12%,SELIC 25%,risco Brasil 2400 pontos,e empréstimo FMI $30 bi.,vendas do patrimônio publico com a ''desculpa'' que era para pagar dívidas. Outubro de 2009, Brasil de devedor se torna credor FMI,Selic 8.75%,e risco Brasil abaixo dos 500 pontos,inflaçao prevista nem para 6%,acho que somente estes dados já diz tudo né?Se nao for Dilma 2009 tem, Ciro,etc etc, menos Serra pois o povo nao quer que vendem o que nos resta!!!!!! sem opinião
avalie fechar
rod nev (2) 28/10/2009 14h23
rod nev (2) 28/10/2009 14h23
Tem gente por ai que adora dizer que tudo isso que está acontecendo de bom foram eles que deram o ponto inicial, mas vamos fazer uma pequena volta no passado,2001,inflaçao 12%,SELIC 25%,risco Brasil 2400 pontos,e empréstimo FMI $30 bi.,vendas do patrimônio publico com a ''desculpa'' que era para pagar dívidas. Outubro de 2009, Brasil de devedor se torna credor FMI,Selic 8.75%,e risco Brasil abaixo dos 500 pontos,inflaçao prevista nem para 6%,acho que somente estes dados já diz tudo né?Se nao for Dilma 2009 tem, Ciro,etc etc, menos Serra pois o povo nao quer que vendem o que nos resta!!!!!! sem opinião
avalie fechar
Paulo Sergio Marcelino (168) 28/10/2009 13h44
Paulo Sergio Marcelino (168) 28/10/2009 13h44
Obrigado Presidente Lula,pelos melhores e mais promissores anos de governo que esse país já presenciou.Em praticamente todos os setores sem precisar vender o patrimonio público. sem opinião
avalie fechar
AGUINALDO VENANCIO (2085) 23/10/2009 23h08
AGUINALDO VENANCIO (2085) 23/10/2009 23h08
TODO ESSE CENÁRIO FAVORÁVEL, É GRAÇAS AOS ATOS DO GRANDE ESTADISTA FHC, QUE SEMEOU A TERRA ADEQUADAMENTE, PARA AGORA, COLHERMOS OS FRUTOS..
SE FOSSEMOS DEPENDER DE UNS E OUTROS, COITADO DO BRASIL.
JA INVASAO DE TERRAS, CORRUPÇÃO, ESCANDALOS , APOIO A ESCADALOSOS, ETC, ISSO JÁ E OBRA DA PTZADA..
VIRAM A DIFERTENÇA?
172 opiniões
avalie fechar
isidorio silva (127) 23/10/2009 16h02
isidorio silva (127) 23/10/2009 16h02
Estão divulgando a grande valorização que a bolsa tá tendo este ano,mas estão esquecendo de dizer que ela caiu bastante no ano passado ,pois até agora ela não chegou ao patamar da sua valorização em maio de 2008 ,quando ela atingiu mais de 74.000 pontos. E agora ela tá por volta de 67.000 pontos. 17 opiniões
avalie fechar
Lucas Freitas (72) 23/10/2009 15h42
Lucas Freitas (72) 23/10/2009 15h42
"Tínhamos antes uma Bolsa diminuta, sem expressão econômica. Hoje é uma das maiores do mundo e isso se deve ao governo Lula... Mas o governo não pode olhar só o interesse específico de um setor, tem de olhar o conjunto do país, principalmente do emprego, da produção e não da especulação" -- disse Mantega. FALOU TUDO 34 opiniões
avalie fechar
Eduardo Giorgini (385) 23/10/2009 14h44
Eduardo Giorgini (385) 23/10/2009 14h44
Bolsas de valores servem para empresas capitar recursos, gerando "sócios" com venda de papéis.
Obviamente, como todo bem, pode-se comprar e vernder quando se bem endender.
Só que o capitalismo evoluiu e tal modo com conglomerados que possuem mais que o PIB de muitos países e ai possuem poder de domínio.
Capitalismo esta indo para um caminho cruel, de concentração de rendas.
E no Brasil temos algumas situações cruéis:
1- Com a educação pública ruim, pessoas carentes ficam excluídas de muitos recursos que o país tem a oferecer.
2- Saúde pública precária: Isso abre estaço para os particulares lucrarem e, quem não tem dinheiro, novamente, fica excluído do melhor.
3- Transporte público: Problemas de superlotação,etc.
4- Justiça injusta: Nem preciso descrever o óbvio.
Concluindo, o capitalismo no Brasil é ainda mais cruel , pois o indivíduo não tem para onde ir e a quem apelar.
Governo esta concentrando mais a renda e "distraindo" os mais humildes com as bolsas miseráveis, porém negando educação e saude de qualidade.
E o governo PT foi frustrante perante esses problemas.
Quando eram da oposição , prometiam muito, porém vejam que nada mudou nesse sentido.
[]s
Eduardo.
14 opiniões
avalie fechar
mauro rr (5) 23/10/2009 14h24
mauro rr (5) 23/10/2009 14h24
Por favor, não digam bobagens:
Comparar loteria com especulação;
dizer que a aplicação na Bovespa não tem risco ou que o gasto de dólares lá fora é fator de equilíbrio à cotação de nossa moeda ...
Não entendi cada.
Em todo caso, vamos, minha gente, jogar na mega-sena, viajar para o exterior e especular na bolsa.
O futuro está garantido !
Imaginem tais "economistas" no Ministério da Fazenda ou no Banco Central.
Seria o caos total ou a salvação nacional ? Dou um dólar para quem advinhar.
eh...eh...eh...
sem opinião
avalie fechar
Marcio Marques Alves (34) 23/10/2009 13h58
Marcio Marques Alves (34) 23/10/2009 13h58
Aí hó ! Não disse que rico não gosta de pagar imposto nesse país?! Enquanto alguns se "digladiam",os especuladores nadam de braçada,no dinheiro fácil do mercado financeiro. Quando se discutiu a taxação da poupança,também era para se combater o capital especulativo,que não é capaz de gerar um emprego se quer, e nem produzir uma agulha. Mas como sempre os neoburguesinhos tem que gritar e bater o pé,como uma criança mimada. 6 opiniões
avalie fechar
Waldicir Seelent (4) 23/10/2009 12h30
Waldicir Seelent (4) 23/10/2009 12h30
Nunca na história deste país houve pessoas tão arrogantes de suas ações, desse Governo. Governam um estado que nada produz, administra o nós contribuintes pagamos de impôsto que nos é imposto. Se a bolsa está tendo este crescimento é mérito das empresas que acreditaram e ainda acreditam no poder se superação de nosso povo, apesar da falácias de "nossos governantes", o mérito de nosso PT-Presidente é ele ser conciliador e ter seguido a política econômica do governo de FHC, o qual ele tanto crítica. Nós devemos nos mostrar pelo nosso mérito, não depreciando o "GOVERNO" (com letra maiscula mesmo) anterior, que lançou as bases para o momento que o país estava vivendo, ou nosso país passou a existir a partir do governo Lulla, não menosprezem a inteligência de nosso povo, que certamente dirão nas urnas o que pensam desse governo. 18 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (41)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página