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29/09/2005
-
17h25
da Folha Online
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região acredita que os bancos só terão condições de cumprir a nova lei da cidade de São Paulo que limita o tempo de espera nas filas das agências caso contratem novos funcionários.
"Para acabar com as filas, não tem mistério: os bancos precisam contratar mais bancários", afirma o presidente do sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.
De acordo com a entidade, em 1993 um bancário administrava 67 contas correntes. Em 2004 esse número chegou a 184, uma variação de 174,4%.
Além disso, entre 1984 e 2004 o número de trabalhadores do setor financeiro no Brasil foi reduzido pela metade, de 800 mil para 400 mil.
"Essa estatística pode ser ainda pior se levarmos em conta que quase metade dos trabalhadores do setor financeiro está em setores administrativos, e não em agências atendendo clientes", avalia Marcolino.
Para ele, com a nova lei das filas, os bancários, que já estão "pressionados por metas e produtividade" ficarão ainda mais sobrecarregados.
O sindicato afirma que desde 2001 defende a ampliação do horário de atendimento dos bancos, mas com dois turnos de trabalho bancário. Isso resultaria na contratação imediata de 161 mil novos funcionários em todo o país.
A lei estabelece multas de R$ 564 para os bancos que obrigarem seus clientes a esperar mais de 15 minutos na fila. Na véspera ou no dia seguinte a feriados prolongados, esse limite sobe para 25 minutos. Já em dias de pagamento de funcionários públicos, o tempo máximo na fila será de 30 minutos. A multa dobra em caso de reincidência.
Os bancos foram obrigados a instalar máquinas no início da fila para o atendimento nos caixas. Essas máquinas vão imprimir boletos com o horário em que o cliente entrou na fila. Esse boleto deve ser apresentado ao funcionário do caixa no momento em que o cliente começar a ser atendido e registrará o tempo de espera na fila.
Caso o cliente perceba que o tempo ultrapassou os limites estabelecidos pela lei, deverá encaminhar denúncia por escrito contra o banco, juntamente com o boleto que comprove a irregularidade, à subprefeitura responsável pelo local onde estiver instalada a agência.
Para saber o endereço ou o telefone da subprefeitura, o cliente deve ligar para o número 156. Esse telefone também serve para que o cidadão apresente denúncias contra bancos que não tenham instalado a máquina de medir o tempo na fila nas agências e estão sujeitos a multa.
As denúncias vão servir para que os 700 fiscais da Secretaria de Subprefeituras de São Paulo possam concentrar as blitze que serão realizadas nas agências mais problemáticas.
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O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região acredita que os bancos só terão condições de cumprir a nova lei da cidade de São Paulo que limita o tempo de espera nas filas das agências caso contratem novos funcionários.
"Para acabar com as filas, não tem mistério: os bancos precisam contratar mais bancários", afirma o presidente do sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.
De acordo com a entidade, em 1993 um bancário administrava 67 contas correntes. Em 2004 esse número chegou a 184, uma variação de 174,4%.
Além disso, entre 1984 e 2004 o número de trabalhadores do setor financeiro no Brasil foi reduzido pela metade, de 800 mil para 400 mil.
"Essa estatística pode ser ainda pior se levarmos em conta que quase metade dos trabalhadores do setor financeiro está em setores administrativos, e não em agências atendendo clientes", avalia Marcolino.
Para ele, com a nova lei das filas, os bancários, que já estão "pressionados por metas e produtividade" ficarão ainda mais sobrecarregados.
O sindicato afirma que desde 2001 defende a ampliação do horário de atendimento dos bancos, mas com dois turnos de trabalho bancário. Isso resultaria na contratação imediata de 161 mil novos funcionários em todo o país.
A lei estabelece multas de R$ 564 para os bancos que obrigarem seus clientes a esperar mais de 15 minutos na fila. Na véspera ou no dia seguinte a feriados prolongados, esse limite sobe para 25 minutos. Já em dias de pagamento de funcionários públicos, o tempo máximo na fila será de 30 minutos. A multa dobra em caso de reincidência.
Os bancos foram obrigados a instalar máquinas no início da fila para o atendimento nos caixas. Essas máquinas vão imprimir boletos com o horário em que o cliente entrou na fila. Esse boleto deve ser apresentado ao funcionário do caixa no momento em que o cliente começar a ser atendido e registrará o tempo de espera na fila.
Caso o cliente perceba que o tempo ultrapassou os limites estabelecidos pela lei, deverá encaminhar denúncia por escrito contra o banco, juntamente com o boleto que comprove a irregularidade, à subprefeitura responsável pelo local onde estiver instalada a agência.
Para saber o endereço ou o telefone da subprefeitura, o cliente deve ligar para o número 156. Esse telefone também serve para que o cidadão apresente denúncias contra bancos que não tenham instalado a máquina de medir o tempo na fila nas agências e estão sujeitos a multa.
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