Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2005 - 17h58

Paraná confirma novos focos suspeitos de aftosa, os primeiros fora de MS

Publicidade

da Folha Online
da Agência Folha

O Governo do Estado do Paraná informou hoje ter encontrado novos focos suspeitos de febre aftosa, os primeiros localizados fora de Mato Grosso do Sul neste semestre.

Um animal com suspeita é de uma propriedade de Maringá, três são de Loanda, outros três de Amaporã e 12 estão em uma fazenda de Grandes Rios (358 km a noroeste de Curitiba).

A confirmação da aftosa deve ocorrer até terça-feira, quando o laboratório credenciado de Belém (PA) divulga o resultado das análises de material enviado hoje.

Segundo o secretário da Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, todos os animais suspeitos são de Eldorado, em MS, cidade do primeiro foco da doença no Brasil neste ano, anunciado no último dia 10. Eles participaram da exposição agropecuária Eurozebu, que aconteceu em Londrina (norte), de 1º a 9 deste mês. No plantel exposto, 43 animais eram da região infectada de MS e vários foram vendidos a pecuaristas do Paraná, de outros Estados e até para fora do país. A feira é internacional.

Além desses focos suspeitos, já estão confirmados cinco focos no país. Entre os outros cinco, dois estão localizados em Eldorado (MS) e três em Japorã (MS).

O Ministério da Agricultura já interditou sete cidades sul-matogrossenses para o tráfego de animais e comercialização de carne.

Além disso, iniciou o abate de um total de mais de 5.000 animais para evitar que o vírus continue a se espalhar pelo rebanho brasileiro.

Mais de 40 países já embargaram total ou parcialmente a importação de carne brasileira devido à contaminação pela doença.

A origem da doença é desconhecida. Técnicos do Ministério da Agricultura atestaram que parte do gado contaminado foi vacinado --o medicamento tem eficiência de 98% a 99%. Brasil e Paraguai chegaram a trocar acusações sobre a origem da doença.

Leia mais
  • Justiça suspende abate de animais em MS

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a febre aftosa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página