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11/01/2006
-
09h17
da Folha de S.Paulo
As montadoras Ford e General Motors estão começando a vender mais agressivamente os modelos "flex", que rodam a gasolina ou etanol, nos Estados Unidos, segundo reportagem do jornal "Wall Street Journal".
A GM lançou na semana passada sua primeira campanha publicitária nacional para um modelo "flex", o Chevrolet Tahoe, enquanto a Ford começou a vender no mês passado uma versão bicombustível da picape F-150.
Nos Estados Unidos, os veículos chamados de "flex" podem rodar a gasolina ou com o combustível E85, que é uma mistura de 85% etanol e 15% gasolina. O etanol feito nos Estados Unidos é distilado a partir do milho ou de outros grãos.
As duas montadoras também estão ajudando a aumentar o número de postos de combustível com bombas de etanol, de acordo com a reportagem do "Wall Street Journal". Esses postos são apenas 600 em todo o país, que tem 170 mil postos de combustível.
As montadoras estão promovendo o uso de etanol principalmente para melhorar sua imagem, diz o "WSJ", já que a Ford e a GM são vistas como menos preocupadas com o ambiente do que montadoras como a Toyota, que vendem modelos híbridos, que rodam a eletricidade e gasolina.
Além disso, as montadoras podem apelar para o patriotismo dos consumidores, vendendo carros fabricados nos EUA que usam combustível produzido no país. Bill Ford Jr., presidente da Ford, disse em discurso no último final de semana que o uso do etanol beneficia fazendeiros americanos e reduz a dependência do país de petróleo estrangeiro.
Nos Estados Unidos, não é mais econômico para o consumidor usar etanol para abastecer o veículo "flex", já que a gasolina é muito barata. No entanto, a emissão de poluentes com o etanol é muito menor, e os consumidores estão dispostos a gastar mais por essa razão, como já fazem com os modelos híbridos.
A Ford e a General Motors planejam produzir, juntas, 650 mil veículos "flex" neste ano, segundo o "WSJ".
A GM anunciou ontem que vai reduzir o preço de tabela de vários veículos de sua linha, para tentar reduzir o uso de descontos e financiamentos baratos para atrair consumidores.
A redução de preços passa a valer hoje nos EUA e o preço de alguns modelos cairá em até US$ 2.500.
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GM e Ford vendem carro "flex" nos EUA
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A GM lançou na semana passada sua primeira campanha publicitária nacional para um modelo "flex", o Chevrolet Tahoe, enquanto a Ford começou a vender no mês passado uma versão bicombustível da picape F-150.
Nos Estados Unidos, os veículos chamados de "flex" podem rodar a gasolina ou com o combustível E85, que é uma mistura de 85% etanol e 15% gasolina. O etanol feito nos Estados Unidos é distilado a partir do milho ou de outros grãos.
As duas montadoras também estão ajudando a aumentar o número de postos de combustível com bombas de etanol, de acordo com a reportagem do "Wall Street Journal". Esses postos são apenas 600 em todo o país, que tem 170 mil postos de combustível.
As montadoras estão promovendo o uso de etanol principalmente para melhorar sua imagem, diz o "WSJ", já que a Ford e a GM são vistas como menos preocupadas com o ambiente do que montadoras como a Toyota, que vendem modelos híbridos, que rodam a eletricidade e gasolina.
Além disso, as montadoras podem apelar para o patriotismo dos consumidores, vendendo carros fabricados nos EUA que usam combustível produzido no país. Bill Ford Jr., presidente da Ford, disse em discurso no último final de semana que o uso do etanol beneficia fazendeiros americanos e reduz a dependência do país de petróleo estrangeiro.
Nos Estados Unidos, não é mais econômico para o consumidor usar etanol para abastecer o veículo "flex", já que a gasolina é muito barata. No entanto, a emissão de poluentes com o etanol é muito menor, e os consumidores estão dispostos a gastar mais por essa razão, como já fazem com os modelos híbridos.
A Ford e a General Motors planejam produzir, juntas, 650 mil veículos "flex" neste ano, segundo o "WSJ".
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