Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2006 - 10h55

Bolsa de Tóquio se recupera de choque da Livedoor e fecha em alta

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Bolsa de Tóquio conseguiu se recuperar nesta quinta-feira do choque causado pela investigação sobre a empresa japonesa de internet Livedoor de dois dias de quedas de mais de 2% e fechou em alta de 2,31%, com 15.696 pontos.

O ganho de hoje foi de 355 pontos, maior já registrado em um único dia desde junho de 2002.

A suspeita de que a Livedoor tenha ocultado um déficit de 1 bilhão de ienes (cerca de US$ 8 milhões) em seus resultados de 2004 levou os procuradores japoneses a realizar uma busca na empresa. no início desta semana. Na terça-feira (17) os investidores começaram a se desfazer dos papéis da empresa e do setor de tecnologia em geral.

Ontem o movimento de vendas continuou e, com os resultados fracos divulgados pela Intel e pelo Yahoo causaram pânico, congestionando o sistema da Bolsa de Tóquio com cerca de três milhões e meio de ordens de venda --o limite é de quatro milhões. A Bolsa encerrou o pregão 20 minutos antes do normal por conta do movimento.

Foi a primeira vez em que a Bolsa japonesa fechou mais cedo em seus 57 anos de história. A Bolsa informou que irá expandir a capacidade de transações de seu sistema para cerca de cinco milhões até o fim deste mês e espera chegar a oito milhões no futuro

As ações das empresas "pontocom" fecharam em alta hoje, com destaque para as do Softbank, do Yahoo! Japan e do Kabu.com.

A Livedoor foi criada em 1997, oferecia serviços como consultoria e vendas online e teve crescimento também com a compra de outras companhias. O executivo-chefe da Livedoor, Takafumi Horie, 33, negou as acusações de fraude contábil.

O presidente da Bolsa, Taizo Nishimuro, culpou a investigação sobre a Livedoor pelo problema ocorrido no pregão de ontem. Nishimuro se desculpou pelo ocorrido e disse que a Livedoor pode ser retirada da lista de empresas com ações na Bolsa.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Executivo de empresa ligada à Livedoor é encontrado morto no Japão
  • Bolsa de Tóquio fecha mais cedo devido a excesso de ordens de venda

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bolsa de Tóquio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página