Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/01/2006 - 14h42

Comissão Européia irá examinar abertura de código-fonte da Microsoft

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Comissão Européia informou nesta quarta-feira que irá examinar "cuidadosamente" o anúncio feito hoje pela gigante norte-americana do setor de software Microsoft de que irá licenciar o código-fonte do Windows para concorrentes.

"A Comissão Européia irá examinar cuidadosamente o anúncio feito pela Microsoft uma vez que tiver recebido todos os detalhes", informou o órgão executivo europeu em um comunicado.

A Microsoft informou que o licenciamento do código-fonte do sistema Windows visa atender a regulamentação antitruste da União Européia (UE). O código-fonte (conjunto de instruções executadas pelo computador) fornece as informações sobre o sistema operacional necessárias para tornar possível a outras empresas desenvolver aplicativos compatíveis com o Windows.

Em março de 2004, a Comissão Européia (o braço executivo da UE) multou a Microsoft em cerca de US$ 600 milhões, determinou que a empresa deveria abrir seu código-fonte para empresas rivais e que colocasse no mercado uma versão do Windows sem o aplicativo Media Player -- disponibilizar apenas a versão que já inclui o aplicativo foi visto pela omissão como abuso, por parte da Microsoft, de sua posição dominante no mercado.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Microsoft irá licenciar código-fonte do Windows para atender regra da UE

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Microsoft
  • Leia o que já foi publicado sobre a União Européia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página