Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2006 - 13h16

Petrobras e Eletrobrás vão contratar 4.452 aprendizes neste ano

Publicidade

da Folha Online

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, assina amanhã um acordo de cooperação técnica com a Petrobras para contratar, neste ano, 2.555 jovens aprendizes em vários Estados. Os primeiros 417 aprendizes foram contratados no Rio.

No último dia 23 a Eletrobrás já havia firmado convênio com o ministério para contratar outros 1.897 jovens.

Em março, o ministro se reuniu com representantes de 55 estatais, com as centrais sindicais e com as confederações patronais para incentivar a contratação de jovens.

O Programa Jovem Aprendiz Petrobras será desenvolvido em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a Fundação Abrinq e o (Cefet) Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

A Fundação Abrinq presta assessoria técnica ao programa por meio de subsídios para a capacitação e monitoramento dos educadores das organizações e dos orientadores dos postos de trabalho.

Além do Estado do Rio, a Petrobras contratará, preferencialmente, jovens aprendizes com idades entre 15 e 18 anos nos Estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Pará, Distrito Federal, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Os jovens contratados pela Lei do Aprendiz devem ter entre 14 e 24 anos. Eles recebem formação teórica e prática sob a orientação de entidades qualificadas em formação técnico-profissional metódica, como o Sistema S, escolas técnicas federais ou entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional.

Para atender à cota exigida por lei, as empresas devem ter em seu quadro no mínimo 5% e no máximo 15% de jovens aprendizes contratados. Esses jovens têm direito a todos os direitos trabalhistas garantidos a qualquer empregado. Para as micros e pequenas empresas, a contratação de aprendizes é opcional.

Leia mais
  • Mercado mantém otimismo com economia sob Mantega
  • GM vende financeira e fica mais perto de recuperação
  • Superávit da balança cresce 10% em março e chega a US$ 3,7 bi
  • Lula diz que dobrou poder de compra do mínimo em cestas básicas

    Especial
  • Leia mais sobre a Lei do Aprendiz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página