Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2006 - 16h53

Apple cria software para instalar Windows XP em computadores Macintosh

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Apple Computer anunciou nesta quarta-feira que lançou um software que permite que os usuários dos computadores Macintosh equipados com processadores Intel a instalarem o sistema Windows XP, da Microsoft.

A Apple disponibilizou o novo software, o "Boot Camp", em uma versão beta (de testes), em seu site na internet. O programa permite aos usuários que tenham o disco de instalação do Windows XP instalem o sistema nos computadores Macintosh. Depois de reiniciarem o computador, os usuários poderão escolher qual sistema querem usar.

O vice-presidente global de marketing da empresa, Philip Schiller, disse que a Apple desenvolveu o Boot Camp a pedido de usuários de Macintosh. A possibilidade de utilizar o sistema Windows nos computadores da Apple deve atrair novos consumidores, que compravam computadores convencionais porque precisavam de softwares profissionais compatíveis apenas com o sistema Windows, disse.

A mudança de sistema, no entanto, como exige que o computador seja reiniciado, pode levar alguns minutos. A Apple também preveniu que o Macintosh com Windows fica sujeito ao mesmo risco de receber vírus que os outros computadores.

Outro ponto fraco é que os usuários do Macintosh, ao utilizarem programas próprios da Apple, poderão ler e até modificar arquivos criados com o Windows, mas o inverso não é possível --ler ou modificar arquivos criados com programas do Macintosh quando estiverem usando o Windows.

A Apple apresentou seu primeiro computador equipado com chip Intel em janeiro. À época, a empresa disse não ter intenção de vender os sistemas Windows ou estimular seu uso nos computadores Macintosh, mas que não irá impedir que os usuários o façam por conta própria.

"A Apple não tem intenção ou plano de vender ou dar suporte ao Windows, mas muitos clientes manifestaram interesse em utilizar o sistema em computadores Apple, agora que usamos processadores Intel", disse Schiller, em um comunicado.

A Apple passou a usar processadores Intel (os mesmos usados em computadores que utilizam o sistema Windows) depois de anunciar que a IBM e a Freescale Semiconductor (que foi ligada à Motorola), que forneciam seus processadores, não tinham como atender a demanda por chips mais rápidos.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Banco Central prepara com cautela mudança na diretoria
  • Copa faz produção brasileira de TVs disparar
  • Presidente do Citibank faz alerta sobre emergentes
  • Varig descarta parar vôos, mas admite caixa "limitado"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apple
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página