Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2006 - 11h40

Maioria dos internautas defende ajuda do governo à Varig

Publicidade

da Folha Online

Enquete realizada pela Folha Online com mais de 12 mil internautas mostra que 61% deles acredita que o governo federal deveria ajudar a Varig.

Perguntados se o governo deveria intervir para evitar a paralisação da companhia aérea, 7.329 dos 12.024 internautas que responderam a enquete até a manhã desta quarta-feira defenderam a ajuda para evitar a demissão de funcionários e a paralisação de vôos nacionais e internacionais.

Os demais 4.695 internautas acreditam que o governo não deveria usar dinheiro público para ajudar uma empresa privada.

A Folha Online lembra que a amostragem da enquete não é científica e que, por esse motivo, o resultado pode apresentar distorções.

O governo tem opinião diferente da maioria dos internautas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil) já defenderam uma solução de mercado para a empresa aérea, o que não inclui dinheiro público.

A BR Distribuidora, estatal que fornece combustíveis à Varig, também já manifestou, por meio de executivos e advogados, que não tem interesse em apoiar proposta da empresa de conceder um prazo de carência para a companhia atravessar a queda de receitas normal da baixa temporada.

Além disso, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) recusou proposta feita por funcionários da empresa de liberação de uma linha de crédito de US$ 100 milhões.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também tem se mostrado bastante dura com a Varig. Na semana passada, a agência vetou acordo de compartilhamento de vôos entre a Varig e a OceanAir. Ontem foi a vez de a agência vetar a venda da VarigLog, ex-subsidiária de transporte de cargas da Varig, para a Volo, empresa constituída no Brasil pelo fundo americano Matlin Patterson.

A decisão da agência complica a situação da Varig porque a Volo tem interesse em comprar a própria Varig por US$ 400 milhões, negócio que também precisa de aprovação do órgão regulador.

Leia mais
  • Agência rejeita venda da VarigLog para a Volo
  • Entenda a crise que pode levar à paralisação da Varig

    Especial
  • Enquete: Você acha que o governo deveria ajudar a Varig?
  • Confira a cobertura completa da crise da Varig
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página