Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2006 - 18h12

Confira a íntegra do bate-papo com Pedro Soares

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista Pedro Soares sobre a Petrobras. Participaram do chat 828 internautas. O texto reproduz a forma como os participantes digitaram.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Pedro Soares sobre a auto-suficiência da Petrobras. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.
Folha Imagem
Pedro Soares participa de bate-papo sobre a Petrobras
Pedro Soares participa de bate-papo sobre a Petrobras


(05:16:48) Pedro Soares: sou repórter do grupo Folha desde 1999 e acompanho a Petrobras desde 2001, vivendo o dia-a-dia da companhia em dois momentos bem distintos: o governo FHC e o Lula.

(05:16:55) Mané do Gás fala para Pedro Soares: Olá Pedro, Boa Tarde! O que você pensa a respeito da declaração do Evo Morales de que a Petrobrás está chantageando a Bolivia.

(05:17:28) marcão sai da sala...

(05:18:31) Pedro Soares: Prefiro reproduzir aquilo que o corpo técnico da Petrobras avalia e fala reservadamente: Morales quer "jogar para a platéia", angararir popularidade com esse tipo de declaração.

(05:18:33) Tuca fala para Pedro Soares: Pedro, o Lula voltou agora atrás e abriu as pernas para a Bolívia. Essa demonstração de fraqueza do Brasil pode derrubar as ações da Petrobras???

(05:19:48) Pedro Soares: Olha, existem outras coisas que afatam o desempenho das ações da Petrobras. É difícil prever. Mas mesmo dentro da companhia há setores que avaliam que a resposta do governo poderia ser mais firme.

(05:19:48) gabriel pergunta para Pedro Soares: pedro,,, com a auto suficiencia de petroleo no Brasil,,,, quando e que vão abaixar os preços dos combustiveis

(05:21:50) Pedro Soares: Gabriel, pode esperar sentado. Não se espera um aumento, mas não haverá redução. O que ocorre é que a Petrobras não pode pretende descolar do mercado internacional. E com o petróleo acima de US$ 70 o barril...

(05:21:56) STRONG fala para Pedro Soares: Vc acha que o Brasil erro em se aproximar de governantes populistas, como Chavez e Morales, e se distanciar dos governos da Argentina e Chile, que possuem ideologia mais afinada com o Brasil?

(05:23:42) Pedro Soares: Strong, a Argentina congelou tarifas de serviços públicos e até da carne. Isso pode ser interpretado como ato de governo popular. Acho que o Brasil quer se posicionar como grande líder do bloco, por isso, evita conflitos.

(05:23:48) dendê fala para Pedro Soares: Pedro, como vão os investimentos da Petrobrás nas reservas de gás brasileiras? Amazonas, Espírito Santo, etc

(05:25:36) Pedro Soares: O Espírito Santo será até 2010 o segundo maior produtor de óleo do país, inclusive de petróleo leve (mais valioso). Mas as apostas de gás são só para 2009 no campo de Mexilhão. No Amazonas, há o problema da distância e da dificuldade de licença ambiental para um gasoduto levar o gás a Mamaus.

(05:26:06) Marcinha fala para Pedro Soares: Você acha que a Venezuela está manipulando a Bolívia contra os interesses brasileiros?

(05:26:33) Pedro Soares: Dendê, esqueci de dizer: o gás será explorado na Bacia de Santos (entre Rio e SP), em duas grandes reservas.

(05:27:18) Pedro Soares: Marcinha, é o que os jornais relatam.

(05:27:18) SR. X fala para Pedro Soares: E AÍ PEDRO.....O QUE VOCÊ ACHA QUE O GOVERNO LULA PODERIA FAZER PARA AMENIZAR A SITUAÇÃO DE TANTOS AUMENTOS NO PREÇO DO COMBUSTÍVEL??? VOCÊ TEM ALGUMA BOA IDÉIA??????

(05:29:29) Pedro Soares: Acho que uma boa idéia é investir no álcool e no biodiesel. Especialistas acreditam que o preço do óleo se manterá alto e com bastante oscilação. E acho que tanto governo como oposição não irão alterar a política de preço da Petrobras, que é essencialmente a mesma desde 2002.

(05:29:29) João Paulo fala para Pedro Soares: Pedro vc acha q ha possibilidade de um conflito armado entre BrazilXBolivia ??

(05:30:17) Pedro Soares: João Paulo, honestamente, não. Não é isso que sinto quando converso com os executivos da companhia.

(05:30:19) Curioso fala para Pedro Soares: como os eua pode se aproveitar dessa crise?

(05:31:50) Pedro Soares: Para os EUA, não importa muito o que acontece na América Latina (exceto Venezuela), dizem especialistas. Para os EUA, o foco é o Oriente Médio, onde estão as grandes reservas mundiais de petróleo.

(05:31:50) carlos fala para Pedro Soares: pedro, o governo tem uma linha de conduta ou está reagindo aos fatos?

(05:32:38) Pedro Soares: Carlos, boa pergunta. Parece estar reagindo.

(05:32:44) edu fala para Pedro Soares: gostaria de saber realmente sua opinião sobre a auto sustentação brasileira na area de petroleo e se existe algum estudo voltado para o gás GNV ?

(05:34:06) Pedro Soares: Edu, agora a Petrobras já fala que não dá desestimular o uso de GNV, já que há dúvidas quanto ao abastecimento no futuro.

(05:34:12) Bolivar fala para Pedro Soares: Pedro, moro em Campo Grande 250Km da Fronteira da Bolivia, existe a possibilidade de um ataque contra o Pais vizinho, há bases aqui na região, que pensa disso, há rumores antigos. Pode nos tranquilizar?

(05:35:18) Pedro Soares: Bolivar, poder tranquilizar, não posso. Mas acredito que não há essa possibilidade, o tom é totalmente conciliador.

(05:35:18) ailton fala para Pedro Soares: Olá Pedro Soares? se fosse vc o governo que decisao tomaria?

(05:36:28) Pedro Soares: Ailton, não sou governo.

(05:36:39) Rodrigo G fala para Pedro Soares: Pedro, eu li que é possível que haja uma apelação para Tribunais Internacionais. Que Tribunais seriam esses? Qual o poder que estes tribunais teriam?

(05:37:55) Pedro Soares: Rodrigo, são cortes de arbitragem independentes --nesse caso em Nova York. Não é uma justiça formal, mas a arbitragem está prevista no contrato de fornecimento assinado em 2000 com a Bolívia. Mas é algo muito demorado.

(05:38:01) semnome fala para Pedro Soares: O Presidente Lula disse que irá contiuar com os investimentos na Bolivia, será que isso não é um erro ?

(05:39:53) Pedro Soares: Acho que o discurso do Lula é mais para manter o tom de calma, de diplomacia.

(05:39:59) jack fala para Pedro Soares: Este ato de Evo Morales, esta cheirando a pirotecnia para agradar a população e ganhar apoio, porem não acredito em grandes prejuisos para o brasil. Acredito que a diplomacia usada pelo brasil para contornar o caso é a mais acertada.

(05:40:47) Pedro Soares: Jack, é uma opinião.

(05:40:53) marcelom fala para Pedro Soares: pedro, voce falou la atras que o governo poderia investir mais no alcool, voce não acha que qualquer intervenção estatal so atrapalha? haja visto que nos ultimos anos a propria iniciativa privada tem feito um bom trabalho, como é o caso dos veiculos flex?

(05:42:25) Pedro Soares: Sim. Quis dizer tomar medidas para regular melhor o mercado, talvez com um estoque regulador. E medidas para atrair investimento no álcool.

(05:42:31) aprendiz fala para Pedro Soares: vamos falar o português claro! será que o preço da gasolina tende baixar?

(05:43:00) Pedro Soares: Aprendiz, não há nenhuma sinalização.

(05:43:00) militante fala para Pedro Soares: vc acha que o Lula mantendo a diplomacia poderá resolver o problema ou seria melhor ele usar medidas mais energicas???

(05:43:50) Pedro Soares: Acho que o governo joga nas duas pontas: a Petrobras adota um discurso mais forte e o governo tenta amenizar.

(05:44:02) estudante brasilie fala para Pedro Soares: pedro finalmente qual é a vantegem venezuelana nessa história toda?

(05:46:38) Pedro Soares: Estudante Brasilie, essa é a pergunta mais difícil de responder. A Venezuela quer ter mais força regional e perpetuar seu projeto de poder e replicá-lo em outros países.

(05:46:41) Incógnita fala para Pedro Soares: Pedro, boa noite...a minha pergunta é: No caso da Bolívia não aceitar os preços praticados atualmente e partir para o confronto, como o Brasil resolverá a demanda de gás para as industrias, para os consumidores domesticos , etc?

(05:48:40) Pedro Soares: O problema central é: a indústria. Uma crise de abastecimento --que não está acontecendo-- pode afetar São Paulo, que responde por mais de 40% da produção industrial do país. Mas a Bolívia também não tem para quem vender o gás.

(05:48:46) Tiradentes fala para Pedro Soares: A própria Petrobrás não surgiu de uma "nacionalização" que expulsou empresas estrangeiras que tinham interesse em explorar o nosso petróleo? Agora os bolivianos querem fazer o mesmo.

(05:49:28) Pedro Soares: Sim, mas há 53 anos. No México, também foi assim, mas era uma outra época.

(05:49:28) Iurismaster fala para Pedro Soares: A Espanha já está "pulando fora", e o nosso Pres Lula está afrouxando.... Será essa a melhor solução???

(05:50:29) Pedro Soares: Mas eles podem porque o interesse é só comercial, ganhar dinheiro. A Petrobras não pode porque tem de preservar o abastecimento brasileiro --mais da metade do gás vem da Bolívia.

(05:50:45) Paulo Netto fala para Pedro Soares: Se formos a um impasse, e parar o fornecimento de gás da Bolivia, existe alguma outra alternativa de curto prazo?

(05:51:48) Pedro Soares: Paulo, será um baque e tanto. Algumas indústrias podem usar óleo combustível, mas é muito mais caro e a Petrobras teria de cancelar contratos de exportação e até talvez comprá-lo no exterior.

(05:51:54) Giulio fala para Pedro Soares: Boa tarde! qual o problema de abandonarmos as relações com as republiquetas da Ámerica do Sul e começarmos a tratar com os EUA direto

(05:53:50) Pedro Soares: Giulio, tratar do que com os EUA, são os maiores consumidores de petróleo do mundo.

(05:53:56) PAULO fala para Pedro Soares: isto não seria uma retalhação pelo fato do brasil anunciar sua independencia de petroleo?

(05:54:29) Pedro Soares: Paulo, não. A questão do gás na Bolívia é antiga

(05:54:41) EDUARDO fala para Pedro Soares: a petrobras anuncio ontem q pode investir 2 bilhões em uma paltafoma para produçao d gaz isso resolveria o problema com a bolívia nao é?

(05:55:38) Pedro Soares: Eduardo, esses investimentos já estavam previstos. Mas demoram a começar a operar. Solução só em 2012 quando todo o gás da bacia de Santos estiver disponível.

(05:55:44) zaconeta fala para Pedro Soares: Pedro, o preço que o Brasil e a Argentina pagavam a Bolivia pelo gás, era um preço JUSTO?

(05:56:57) Pedro Soares: Não sei dizer se era justo ou não, mas o Brasil já tentou abaixar e já pagou até por aquilo que não consumia --o contrato previa um fornecimento mínimo, independentemente do consumo

(05:57:03) EDUARDO fala para Pedro Soares: c a questao é antiga ele bem q podia ir se preparando nao acha?

(05:58:10) Pedro Soares: Eduardo, disse antiga no sentido de ser uma disputa interna na Bolívia antiga.

(05:58:16) Carlos fala para Pedro Soares: Boa tarde. A minha pergunta é sobre a suficiência de Petróleo no Brasil. Pedro, por que o combustível aumenta tanto, e com isso puxa os preços de muita coisa prá cima, já que, teoricamente, não deveria ser assim?

(06:02:25) Pedro Soares: A gasolina subiu por causa do álcool neste ano (a gasolina leva de 20% a 25% de álcool), mas o preço da Petrobras é o mesmo desde outubro do ano passado. A Petrobras diz que não pode descolar do preço internacional porque as importações são livres, ou seja, se o preço dela for muito alto entrará produto importado no Brasil. Se for muito baixo, os exportadores vão comprar da Petrobras e vender no exterior.

(06:02:31) Paulo Netto fala para Pedro Soares: è verdade que a Petrobrás entrou meio "na marra" neste gasoduto Brasil-Bolívia? Diziam na época que era um mau negócio para ela, que quem deveria investir nisso eram as Cias. distribuidora de gás. O que vc acha?

(06:03:53) Pedro Soares: Paulo, essa é uma discussão polêmica, assim como o plano para construir termelétricas.

(06:04:27) Pedro Soares: Caros, espero ter contribuído. Abraços a todos.

(06:04:39) Lu Moderadora: O Bate-papo UOL agradece a presença de todos os internautas. Até o próximo!

Leia mais
  • Crise de abastecimento seria um "baque" para a indústria paulista, diz jornalista

    Especial
  • Leia as últimas reportagens de Pedro Soares (Só assinantes)
  • Confira como foram os bate-papos anteriores
  • Confira a cobertura completa da nacionalização na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página