Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2006 - 17h10

Mesmo com independência de gás, Brasil ainda comprará da Bolívia, diz Lula

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o Brasil está preparado para, em 2008, ser praticamente independente do gás importado, mas que continuará a comprar o produto da Bolívia.

"Obviamente que nós queremos continuar importando o gás da Bolívia porque interessa também ao Brasil ajudar o povo da Bolívia, que é um povo muito pobre, e interessa à Bolívia ajudar o Brasil, que precisa do gás", disse o presidente, em discurso hoje, no Rio Grande do Norte.

Segundo Lula, o Brasil está preparado para ser praticamente independente de gás em 2008. "O que nós queremos é fazer uma combinação em que os dois países saiam ganhando", acrescentou o presidente.

Lula lembrou, no entanto, que "um país com a dimensão do Brasil não pode ficar dependente de nada, de qualquer outro país do mundo".

O presidente lembrou ainda que já foi aprovado o funcionamento de termoelétricas à álcool no Brasil. "Vamos poder produzir mais, exportar mais e não vamos ficar dependendo de nenhuma matéria-prima importada para fazer funcionar as nossas termoelétricas."

Lula mencionou que a Petrobras também está se preparando para produzir biodiesel a partir de oleaginosas. "Se nós precisamos de 50 anos para transformar a Petrobras numa empresa que apresenta ao Brasil a auto-suficiência de petróleo, nós não precisaremos mais de 50 anos para apresentar a auto-suficiência no biodiesel."

Leia mais
  • Ministro boliviano ironiza Lula e diz que "há bastante fogo" com Brasil

    Especial
  • Confira a cobertura completa da nacionalização na Bolívia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página