Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2006 - 10h03

Sindicato alemão planeja negociar reestruturação com Volkswagen

Publicidade

da Folha Online

O IG Metall, principal sindicato de metalúrgicos da Alemanha, anunciou nesta quarta-feira que vai manter negociações com a fabricante alemã de automóveis Volkswagen sobre o plano de reestruturação da empresa --que irá atingir as unidades da empresa no Brasil e levar à demissão de 5.700 funcionários no país.

"A Volkswagen precisa colocar as cartas na mesa agora", disse o representante do sindicato Hartmut Meine à agência de 'notícias Associated Press. "Queremos saber se a empresa vê necessidade para reestruturação e que medidas serão tomadas."

Meine destacou que o IG Metall não vai concordar com cortes que prejudiquem apenas os funcionários. "Os funcionários da Volkswagen esperam um equilíbrio entre economia e garantia de empregos durante a reestruturação em vista da marca principal da empresa."

O sindicato não informou quando ou onde as negociações serão realizadas, mas informou que irá considerar a abertura de negociações formais com a empresa "depois de mais consultas internas".

Neste mês o executivo-chefe da Volks, Bernd Pischetsrieder, disse que são necessárias mudanças na empresa para que possa se manter competitiva no mercado mundial, mas que o foco da reestruturação não é o corte de empregos. Ele disse, no entanto, que até 20 mil empregos podem ser cortados como parte da redução de custos planejada pela Volks.

O acordo trabalhista da Volks com o sindicato, assinado em novembro de 2004, impede que a companhia realize cortes de vagas na Alemanha até 2011.

Na semana passada, a Volkswagen anunciou que planeja melhorar os pacotes de incentivos para os funcionários que optarem pela demissão voluntária. A empresa deve propor o pacote a 85 mil funcionários até o fim desta semana, sem divulgar maiores detalhes.

Com agências internacionais

Leia mais
  • 32 mil metalúrgicos da Volks e GM entram em greve; há protesto na Anchieta

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Volkswagen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página