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02/08/2006
-
14h58
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio
A TAM já começou a contratar ex-funcionários da Varig, que anunciou na última sexta-feira a demissão de 5.500 de seus 9.485 empregados.
A TAM diz estar interessada na experiência dos trabalhadores da Varig e estima contratar até setembro 185 comandantes e co-pilotos, além de 20 comissários que pertenceram à empresa.
A TAM tem 88 aeronaves e um total de 10.240 funcionários. Somente pilotos e co-pilotos somavam 1.150 em junho.
Os pilotos e comissários da Varig começaram a receber hoje telegramas comunicando formalmente os desligamentos. Até então, os aeronautas (que trabalham dentro dos aviões) apenas supunham que haviam sido cortados por não receberem a escala de vôo. Os aeroviários (que trabalham em terra), por outro lado, já haviam sido avisados das demissões.
Funcionários presentes à assembléia para tratar das demissões hoje reclamaram da falta de transparência sobre os cortes.
'Não obedeceram à convenção coletiva, que levava em conta critérios para as demissões. Ninguém sabe como eles escolheram os que ficaram', afirma o comissário Manuel Nunes.
O diretor do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, Uébio José da Silva, se queixou também da demora da companhia em dar baixa na carteira de trabalho dos funcionários, o que tem impedido muitos funcionários de encontrarem novos empregos.
'Muitos ainda não têm condições de serem admitidos porque não há baixa em carteira e não tem a homologação [da demissão]', afirmou.
A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, afirmou ontem, após reunião no Ministério Público do Trabalho, que uma das grandes preocupações do sindicato se relaciona aos empregos dos funcionários que estão às vésperas de se aposentar. 'Os funcionários mais antigos não terão espaço na TAM e na Gol. Os mais novos com certeza, já que o mercado está crescendo.'
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A TAM diz estar interessada na experiência dos trabalhadores da Varig e estima contratar até setembro 185 comandantes e co-pilotos, além de 20 comissários que pertenceram à empresa.
A TAM tem 88 aeronaves e um total de 10.240 funcionários. Somente pilotos e co-pilotos somavam 1.150 em junho.
Os pilotos e comissários da Varig começaram a receber hoje telegramas comunicando formalmente os desligamentos. Até então, os aeronautas (que trabalham dentro dos aviões) apenas supunham que haviam sido cortados por não receberem a escala de vôo. Os aeroviários (que trabalham em terra), por outro lado, já haviam sido avisados das demissões.
Funcionários presentes à assembléia para tratar das demissões hoje reclamaram da falta de transparência sobre os cortes.
'Não obedeceram à convenção coletiva, que levava em conta critérios para as demissões. Ninguém sabe como eles escolheram os que ficaram', afirma o comissário Manuel Nunes.
O diretor do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, Uébio José da Silva, se queixou também da demora da companhia em dar baixa na carteira de trabalho dos funcionários, o que tem impedido muitos funcionários de encontrarem novos empregos.
'Muitos ainda não têm condições de serem admitidos porque não há baixa em carteira e não tem a homologação [da demissão]', afirmou.
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