Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 09h51

Petróleo cai com descoberta de plano terrorista contra aviões em Londres

Publicidade

da Folha Online

O preço do petróleo registra queda nesta quinta-feira, depois da descoberta de um plano terrorista em Londres, que consistia em explodir pelo menos dez aviões, de preferência em vôos entre o Reino Unido e os EUA.

O plano levou diversas empresas aéreas, na Europa e estrangeiras, a cancelar vôos e podem afetar a confiança dos consumidores --o que levaria a uma baixa no setor aéreo e, conseqüentemente, a uma menor demanda por combustível.

Às 9h18 (em Brasília), o barril do petróleo cru para entrega em setembro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, estava cotado a US$ 75,60 (baixa de 0,98%) na pré-abertura dos negócios.

No entanto, o efeito, segundo analistas, deve ser temporário, uma vez que as razões de fundo para que o preço do petróleo suba ainda estão em tela: conflitos no Oriente Médio, níveis de estoques nos EUA, queda de produção na Nigéria e o fechamento de um campo petrolífero da British Petroleum no Alasca.

Ontem, o Departamento de Energia dos EUA informou uma queda de 3,2 milhões de barris na reserva de gasolina do país (que totalizou 207,7 milhões de barris) e de 1,1 milhão de barris na reserva de petróleo (que ficou em 332,6 milhões de barris) na semana passada.

O aeroporto de Heathrow, em Londres, o principal do Reino Unido, está fechado para decolagens e para o pouso de aviões que ainda não tenham decolado, informou o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo.

Segundo a BAA, operadora do aeroporto, os passageiros dos aeroportos de Gatwick e Stansted, próximos a Londres, também registram atrasos em seus vôos. Os passageiros dos vôos que saem do país estão proibidos de levar qualquer tipo de bagagem de mão.

O suposto complô levou as autoridades britânicas a decretar alerta máximo em todo o território. Os passageiros vivem uma situação caótica nos aeroportos.

O alerta terrorista provocou uma grande confusão na Europa, com centenas de vôos com destino ou decolagem prevista para os aeroportos londrinos cancelados.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Londres frustra suposto ataque a dez aviões detém 21 suspeitos
  • Ministro pede que britânicos mantenham rotina
  • EUA e Alemanha aumentam nível de alerta terrorista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques a Londres
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página