Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2006 - 08h06

Greve de dois dias dos peritos do INSS começa hoje

Publicidade

da Folha Online

Os médicos peritos da Previdência Social decidiram fazer uma paralisação de dois dias a partir desta quarta-feira. Os peritos informaram que o objetivo é sensibilizar o governo para o atendimento da pauta de reivindicações da categoria, que tem como principal ponto a questão da segurança no trabalho. A greve é considerada uma advertência.

De acordo com o presidente da associações dos peritos, Eduardo Henrique Almeida, na última conversa com o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Valdir Simão, os peritos consideraram que faltou um tom institucional na conversa. "Os peritos querem uma posição institucional mais clara do presidente do INSS", disse Almeida.

A votação dos delegados da associação foi dividida em cinco regionais. No Estado de São Paulo, 57,1% dos delegados foram a favor da paralisação.

A paralisação por dois dias já estava decidida desde o dia 29 de agosto, quando os peritos se reuniram no Rio de Janeiro. Os médicos podem decretar greve por tempo indeterminado, a partir de 20 de setembro, caso as negociações com o governo não evoluíssem. A Previdência conta com 4.800 médicos peritos em todo o país.

Os peritos querem melhorias na segurança no trabalho e alegam que são agredidos diariamente por segurados insatisfeitos com os resultados dos exames. Os peritos querem também a reestruturação da perícia médica, com a chefia do setor passando para as mãos de um médico e não mais sob a responsabilidade dos servidores administrativos. Os peritos pedem ainda melhores condições de trabalho e dizem que existem 1.300 consultórios de perícia para atender, em média, 500 mil consultas mensais.

Leia mais
  • Plano de demissão da Volks é criticado por centrais sindicais
  • Funcionários da GM fazem paralisações em São José por reajuste

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre greve do INSS
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página