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10/10/2006
-
09h07
da Folha Online
O novo executivo-chefe da fabricante européia de aviões Airbus, Louis Gallois, disse nesta terça-feira que a estrutura "barroca" da empresa tem de ser simplificada e as decisões de "simplificação" a serem tomadas nos próximos meses podem levar a "dolorosos" cortes de empregos.
"Não haverá mais conflitos entre o co-presidente da EADS e o chefe da Airbus. Isso permitirá uma estrutura de comando mais simples e unificada", disse Gallois à rádio Europe 1.
"Será doloroso, sim, porque haverá cortes de empregos", disse. Os cortes de empregos deverão ocorrer mais em setores administrativos e de gerência --segundo Gallois, essas são as áreas nas quais a atual estrutura da empresa é mais pesada, e os funcionários do setor de produção são necessários para construir e entregas os aviões.
"A EADS tem uma estrutura um tanto barroca, com dois presidentes do quadro de supervisores [Manfred Bischoff e Arnaud Lagardere] e dois executivos-chefe (...) É um pouco complicado", disse. "[A reestruturação] irá inevitavelmente ser rigorosa."
As decisões sobre as reformas a serem feitas devem ser tomadas nos próximos meses. O executivo disse ainda que espera que a diretoria da EADS dê nas próximas semanas o sinal verde para o lançamento do avião A350 --que deve ser o concorrente direto do 787 Dreamliner, da Boeing.
Gallois assumiu o cargo ontem, depois da renúncia de Christian Streiff ao cargo. Streiff ficou apenas 100 dias no cargo e renunciou devido a divergências entre ele e os acionistas da empresa quanto ao controle do plano de cortes de custos, por ele elaborado, no programa A380.
Na semana passada, a Airbus anunciou um novo atraso na entrega do A380: em 2007, a empresa irá entregar uma unidade do avião, quando a promessa inicial era de entregar nove unidades. Anteriormente foram anunciados dois adiamentos --um, de seis meses, no início do ano passado, e outro, em junho deste ano, de mais seis meses.
Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros. O primeiro vôo-teste do avião com passageiros foi realizado em setembro.
Com agências internacionais
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EADS aceita renúncia de executivo-chefe da Airbus
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Airbus A380
Após adiamentos, Airbus deve realizar reestruturação e cortar empregos
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O novo executivo-chefe da fabricante européia de aviões Airbus, Louis Gallois, disse nesta terça-feira que a estrutura "barroca" da empresa tem de ser simplificada e as decisões de "simplificação" a serem tomadas nos próximos meses podem levar a "dolorosos" cortes de empregos.
"Não haverá mais conflitos entre o co-presidente da EADS e o chefe da Airbus. Isso permitirá uma estrutura de comando mais simples e unificada", disse Gallois à rádio Europe 1.
"Será doloroso, sim, porque haverá cortes de empregos", disse. Os cortes de empregos deverão ocorrer mais em setores administrativos e de gerência --segundo Gallois, essas são as áreas nas quais a atual estrutura da empresa é mais pesada, e os funcionários do setor de produção são necessários para construir e entregas os aviões.
"A EADS tem uma estrutura um tanto barroca, com dois presidentes do quadro de supervisores [Manfred Bischoff e Arnaud Lagardere] e dois executivos-chefe (...) É um pouco complicado", disse. "[A reestruturação] irá inevitavelmente ser rigorosa."
As decisões sobre as reformas a serem feitas devem ser tomadas nos próximos meses. O executivo disse ainda que espera que a diretoria da EADS dê nas próximas semanas o sinal verde para o lançamento do avião A350 --que deve ser o concorrente direto do 787 Dreamliner, da Boeing.
Gallois assumiu o cargo ontem, depois da renúncia de Christian Streiff ao cargo. Streiff ficou apenas 100 dias no cargo e renunciou devido a divergências entre ele e os acionistas da empresa quanto ao controle do plano de cortes de custos, por ele elaborado, no programa A380.
Na semana passada, a Airbus anunciou um novo atraso na entrega do A380: em 2007, a empresa irá entregar uma unidade do avião, quando a promessa inicial era de entregar nove unidades. Anteriormente foram anunciados dois adiamentos --um, de seis meses, no início do ano passado, e outro, em junho deste ano, de mais seis meses.
Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros. O primeiro vôo-teste do avião com passageiros foi realizado em setembro.
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