Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2006 - 10h07

BC ainda prevê inflação abaixo da meta em 2007

Publicidade

da Folha Online

As projeções para a inflação para 2007 estão abaixo da meta de inflação nos dois cenários analisados pelo Banco Central.

No caso de cenário de mercado, o Copom (Comitê de Política Monetária) trabalha com a manutenção da taxa de juros anterior a última reunião (13,75% ao ano) e de uma taxa de câmbio de R$ 2,15. Com esses dados, a projeção apontou para um valor abaixo da meta de 4,5% medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) tanto para 2006 quanto para 2007. Essa é uma das razões que deram respaldo ao corte na taxa de juros.

Na reunião realizada na semana passada, a Selic passou de 13,75% ao ano para 13,25% ao ano.

O outro cenário é o de mercado, em que o Copom analisa as projeções dos analistas que vigoravam no dia da reunião. Neste caso, a expectativa também é que a inflação não atinja a meta.

Já a projeção do BC para os reajustes de itens administrados por contrato, como os da telefonia fixa, e monitorado para 2007 está em 4,8%, contra 4,4% deste ano.

Gasolina

A previsão do Copom é que os preços da gasolina não sofram alterações neste ano. No caso do gás de cozinha (gás de bujão), a expectativa de elevação de 0,1% foi mantida.

No caso da telefonia fixa, a previsão de reajuste ficou em -0,8%. Na energia elétrica, a projeção foi reduzida de 2,5% para 0,3%.

Leia mais
  • Faltaram dados para sustentar redução no ritmo do corte de juros, diz Copom

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a ata do Copom
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página