Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2006 - 10h17

Indústria é atividade econômica mais concentrada do país, diz IBGE

Publicidade

da Folha Online, no Rio

A indústria permanece como a atividade econômica mais concentrada do país, segundo pesquisa elaborada pelo IBGE nos 5.560 municípios do país em 2004. O índice de Gini da atividade é de 0,92.

No caso do PIB dos municípios, o índice mede o grau de desigualdade existente na distribuição dos municípios segundo o valor adicionado de cada município. O valor varia de zero --quando não há desigualdade-- a um --quando a desigualdade é máxima.

Em 2004, apenas nove municípios concentravam um quarto do valor adicionado da indústria. Com 50 municípios, chegava-se à metade das riquezas geradas por esse setor. Um total de 3.059 municípios responderam, em 2004, por 1% do valor da indústria.

O maior índice de Gini ficou no Amazonas (0,97), e o menor, com Rondônia e Mato Grosso do Sul (0,79). Os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo tinham alto valor adicionado industrial, enquanto as áreas com menor valor adicionado da indústria estavam no Piauí, Tocantins e Roraima.

O município de São Paulo se manteve como o principal pólo industrial do país, com participação relativa de 8,25%, apesar de vir perdendo participação desde 2000, quando respondia por 11,20% do valor da indústria brasileira. Em seguida estavam Manaus (2,82%) e Campos dos Goytacazes (2,66%), que, em 2004, superaram o município do Rio de Janeiro (2,62%).

Leia mais
  • Apenas 10 municípios concentram 25% do PIB brasileiro, diz IBGE
  • Cresce participação de cidades do interior no PIB brasileiro
  • São Paulo tem apenas o quarto maior PIB per capita das capitais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre PIB per capita
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página