Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2007 - 16h07

Queda do petróleo afeta negócios em Wall Street

Publicidade

da Folha Online

As Bolsas americanas registram queda nesta terça-feira. A queda do preço do petróleo, que hoje voltou ao patamar de US$ 53 --menor patamar desde 2005--, afetou os preços dos papéis do setor petrolífero.

Às 16h06 (em Brasília), a Bolsa de Valores de Nova York estava em baixa de 0,32%, que operava com 12.383,27 pontos no índice Dow Jones Industrial Average, enquanto o S&P 500 caía 0,40%, indo para 1.407,19 pontos. A Bolsa Nasdaq operava em baixa de 0,45%, com 2.427,31 pontos.

A queda do petróleo tem o efeito positivo de diminuir a pressão sobre os preços da energia --e, conseqüentemente, dos combustíveis--, o que tende a beneficiar os consumidores, que gastam mais. Com o aumento do consumo, a lucratividade das empresas aumenta, o que atrai os investidores para o mercado de ações.

Durante o dia, os investidores também foram atraídos pelo setor de tecnologia, com os comentários positivos dos analistas sobre o setor.

No entanto, a queda no petróleo foi muito acentuada, o que acabou por prejudicar muitas das empresas do setor petrolífero listadas no S&P 500.

O preço da commodity vem caindo desde a semana passada, devido às temperaturas incomuns para esta época do ano nos EUA: no Central Park, em Nova York, a temperatura chegou ontem, por volta das 16h (em Brasília), a cerca de 22,2ºC --maior registrada na região do parque para um mês de janeiro desde que a medição começou a ser feita, no final do século 19, segundo o National Weather Service (Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA).

As altas temperaturas para um mês de janeiro na região nordeste dos EUA (onde os invernos são normalmente rigorosos) reduziram a demanda por combustível para calefação, o que, por sua vez, se refletiu em menor pressão sobre as cotações de petróleo.

Também derruba o preço da commodity a expectativa positiva quanto ao relatório de estoques do Departamento de Energia dos EUA, que deve ser divulgado amanhã.

Entre as ações que mais perdem hoje estão as da Exxon Mobil, Valero Energy e Sunoco.

No setor de tecnologia, o principal destaque eram as ações da Apple Computer.

Leia mais
  • Rússia "fará tudo" para garantir fornecimento de petróleo, diz Putin

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre produção de petróleo na Rússia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página