Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2007 - 14h47

Telecom deve crescer de 4% a 5% ao ano, para PIB de 3,5%, prevê executivo

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O setor de telecomunicações deve crescer entre 4% e 5% nos próximos anos, se confirmado um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,5%, segundo avaliação feita hoje pelo presidente do grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente.

Ele afirmou que mesmo com o nível de "maturidade" alcançado no Brasil, o setor tem potencial para crescer, mas não revelou as perspectivas de crescimento do grupo Telefônica.

Segundo o executivo, que completa hoje um mês no cargo, além da aposta na convergência, o grupo deve "dar valor à telefonia fixa" e dar ao mercado uma ampla oferta de serviços, adequada ao perfil de consumo dos usuários.

Convergência

A convergência de diversas redes e serviços contribui para a aposta no crescimento do setor, segundo Valente. Entretanto, esse avanço tecnológico precisará ser acompanhado de uma discussão entre todos os "atores" envolvidos.

"No mundo todo o fenômeno da convergência está cada vez mais se materializando", avaliou, ao comentar que será preciso repensar alguns conceitos, já que a legislação de setores como TV a cabo e radiodifusão foram feitas baseadas em uma realidade diferente da atual. "A TV digital é um avanço tecnológico que vai contribuir para essa convergência", disse.

Esse novo cenário do setor que não é só de telecomunicações, mas também de rádio e televisão, exige, segundo ele, um envolvimento maior do Executivo para que se tenha um novo marco regulatório, baseado na convergência de serviços.

Confiança

A tendência estatizante no setor observada em países vizinhos, como Venezuela e Equador, não deve ter influência no Brasil, na avaliação de Valente.

"O grupo Telefônica tem respeito e confiança nas autoridades brasileiras", disse o presidente do grupo. Prova disso, segundo ele, seria o investimento de R$ 15 bilhões até 2010, anunciado no mês passado pela empresa.

Leia mais
  • Brasil precisa de cem novas usinas de etanol até 2010
  • EUA podem criar reserva de etanol
  • EUA querem parceria "nova e forte" com Brasil sobre etanol
  • Com mudanças no IR, mais declarações devem ficar na malha fina
  • Fabricante de TV quer aumento de preços de até 5%
  • Nova geração de DVD começa a chegar ao Brasil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre investimentos da Telefônica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página