Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2007 - 10h09

TAM perde mercado para rivais após atrasos de dezembro

Publicidade

da Folha Online

Os indicadores aéreos da TAM foram prejudicados pelos problemas apresentados no final de dezembro, quando a parada para manutenção de seis aviões e suspeitas de overbooking provocaram fortes atrasos de vôos da companhia.

Segundo dados divulgados hoje pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a participação de mercado da TAM no mercado doméstico caiu de 49,13% em dezembro para 47,21% em janeiro. Em vôos internacionais, a queda foi de 60,60% para 58,68%.

O espaço deixado pela TAM foi ocupado pelas suas concorrentes. A Gol elevou sua participação de mercado de 37,12% para 38,40%; a BRA, de 3,94% para 4,11%; e a nova Varig, de 2,68% para 4,54% --cabe lembrar que a nova Varig recebeu autorização de vôo da Anac somente no dia 15 de dezembro, o que distorceu esses dados.

Essas companhias conseguiram aproveitar melhor o aumento da demanda gerado pelas férias de verão.

A ocupação dos vôos domésticos da Gol subiu de 69% para 77% apesar de a empresa enfrentar boicote das agências de viagem contra a redução das comissões pagas pela venda de bilhetes. No mercado internacional, a alta foi de 57% para 68%.

Já a ocupação da TAM cresceu com um índice menor, passando de 72% em dezembro para 74% em janeiro nos vôos internos. No mercado internacional, a ocupação ficou estável em 75%.

A própria TAM admitiu que errou no final do ano passado, mas negou práticas de "overbooking". A empresa também informou que vai continuar a elevar a utilização de suas aeronaves, que ainda é mais baixa que a da Gol.

Ao deixar os aviões no ar por mais tempo, entretanto, as empresas aéreas têm mais dificuldades para contornar problemas com eventuais atrasos em algum aeroporto e seus desdobramentos nas conexões.

Leia mais
  • Erramos: TAM perde mercado para rivais após atrasos de dezembro
  • Lucro do Bradesco cai devido a aquisições
  • IPVA sem desconto começa a vencer hoje em SP
  • Mercado já prevê inflação abaixo de 4% neste ano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre atrasos em vôos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página