Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/03/2007 - 18h09

Lula diz que taxa de juros cairá sem mágica

Publicidade

REGIANE SOARES
da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que a taxa de juros irá cair e que o câmbio irá se ajustar sem mágica, decreto ou lei. Na avaliação do presidente, o mercado irá se adaptar à realidade do país, e não o contrário.

"O Brasil vive um momento mágico na sua macroeconomia. E pode ficar certo que sem decreto, sem lei e sem mágica o juro vai continuar caindo e o câmbio vai se ajustar sem que apareça ninguém com mania de nervoso achando que num passe de mágica pode encontrar um número mágico que vai valorizar o câmbio ou o número mágico do juro", afirmou Lula, na cerimônia de abertura da Feicon (Feira Internacional da Construção), em São Paulo.

A declaração do presidente foi em resposta a questionamentos de empresários da construção civil sobre a taxa de juros, atualmente em 12,75%, considerada alta pelo setor.

O presidente da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), Melvyn Fox, disse que era preciso criar um "programa de aceleração de redução da taxa de juros", em referência ao PAC (Programa de Aceleração da Economia) apresentado pelo governo Lula. Para Fox, uma das ferramentas para o crescimento da economia é a redução da taxa de juros.

Em resposta à crítica, Lula disse que essas cobranças são importantes para acender a "luz amarela" para o governo não esquecer que "sempre tem que dar um passo a mais".

"Mesmo que já tivéssemos feito uma caminhada inteira, sempre tem um degrau a mais para a gente subir. E nós queremos continuar com essa relação democrática e civilizada", afirmou o presidente.

Segundo Lula, todas as vezes que o Brasil foi governado por presidentes que achavam que não precisavam ouvir ou consultar ninguém, o país "não deu certo". Por isso a necessidade de dialogar.

Leia mais
  • Mantega pressiona BC a reduzir mais os juros
  • BC volta a reduzir juro em só 0,25 ponto com turbulência no mercado
  • Furlan sinaliza que Lula ainda não definiu nome para pasta do Desenvolvimento
  • Lula diz que dinheiro do PAC não vai engordar superávit primário

    Especial
  • Leia mais sobre taxa de juros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página