Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2007 - 17h25

Roberto Rodrigues sugere criação de secretaria para biocombustíveis

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, em Rio

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, agora coordenador brasileiro da Comissão Interamericana do Etanol, sugeriu nesta segunda-feira (26) a criação de uma secretaria vinculada à Presidência da República para tratar exclusivamente da estratégia de desenvolvimento dos biocombustíveis, sobretudo o álcool. A declaração foi feita durante seminário no BNDES, no Rio, nesta tarde.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Roberto Rodrigues defendeu a criação de uma secretaria para cuidar dos biocombustíveis
Roberto Rodrigues defendeu a criação de uma secretaria para cuidar dos biocombustíveis
Segundo Rodrigues, embora o álcool seja amplamente discutido dentro do governo, o tema ainda necessita de uma articulação maior para estimular o investimento privado. "Hoje são oito ministérios discutindo o etanol [álcool], mas sem plano estratégico", afirmou.

Rodrigues disse que entre os desafios para a ampliação da oferta do álcool estão tornar o combustível uma commodity internacional, aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e unificar a tributação.

O ex-ministro negou, durante sua exposição, que o aumento da plantação de cana-de-açúcar vá reduzir a área destinada à agricultura. De acordo com ele, existem hoje 220 milhões de hectares para pastagens, sendo que 90 milhões poderiam ser destinados à agricultura.

Destes 90 milhões, somente 22 milhões seriam usados para o cultivo de cana, enquanto os outros 68 milhões iriam para o de alimentos. "Existe hoje 1,3 vezes mais áreas potenciais para alimentos do que é usado no Brasil", afirmou Rodrigues.

Leia mais
  • Brasil precisa de 600 usinas para substituir 5% da gasolina até 2025

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o álcool
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página