Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2007 - 19h00

Brasil precisa de 600 usinas de álcool para substituir 5% da gasolina até 2025

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

Estudo realizado pela Unicamp aponta que o Brasil necessitaria de 600 novas usinas de álcool se quisesse substituir, até 2025, 5% da demanda mundial de gasolina. Isso corresponderia a uma adição de 104 bilhões de litros à produção brasileira atual. A pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (26), durante seminário no BNDES, no Rio.

O pesquisador Luiz Cortez mapeou 17 áreas com potencial para o plantio de cana-de-açúcar entre Mato Grosso do Sul e Maranhão. O aumento da produção, segundo as estimativas do pesquisador, teria impacto de 5,3 milhões de empregos com qualidade, uma vez que estariam ligados à agricultura mecanizada, e possibilitaria ao Brasil exportar 30 bilhões de litros de álcool por ano.

Segundo os cálculos de Cortez, para turbinar a produção de álcool no país, seriam necessários US$ 5 bilhões por ano durante 20 anos.

Ele afirmou ainda que o governo brasileiro precisa articular uma estratégia de desenvolvimento do álcool para impedir a excessiva concentração geográfica das novas usinas. Hoje, a maior parte das usinas de álcool está localizada em São Paulo.

Secretaria

No mesmo evento, o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues sugeriu a criação de uma secretaria vinculada à Presidência da República para tratar exclusivamente da estratégia de desenvolvimento dos biocombustíveis, sobretudo o álcool.

Rodrigues disse que entre os desafios para a ampliação da oferta do álcool estão tornar o combustível uma commodity internacional, aumentar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento e unificar a tributação.

Leia mais
  • Roberto Rodrigues sugere criação de secretaria para biocombustíveis

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o álcool
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página