Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2007 - 09h34

Crescimento da taxa de investimento sinaliza expansão do PIB, diz BC

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O crescimento da taxa de investimento acima do desempenho obtido pelo consumo das famílias sinaliza que o ritmo de expansão da economia nos próximos trimestres será maior. A análise consta do "Relatório de Inflação", divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central, que levou de 3,8% para 4,1% a expectativa para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2007.

"A análise dos componentes da demanda mostra crescimento mais expressivo da FBCF [Formação Bruta de Capital Fixo, que é a taxa de investimento] em comparação com o desempenho do consumo das famílias, sinalizando que o ritmo de crescimento da economia deve ser maior nos próximos trimestres. Assim, as perspectivas quanto à continuidade do aumento da capacidade produtiva no restante do ano são positivas. (...) O consumo das famílias deverá refletir os ganhos de renda real da população, as melhores condições de crédito e o patamar elevado da confiança dos consumidores", diz o documento.

No ano passado, a taxa de investimento apresentou uma elevação de 6,3% e o consumo das famílias, 3,8%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O BC acrescenta ainda que a redução das taxas de juros, processo iniciado em setembro de 2005, também favorecem a elevação da atividade neste ano.

A expectativa do BC para que o aumento da taxa de investimento sustente o crescimento da economia está baseado em indicadores que mostram que o cenário está mais positivo para este ano. Entre eles a autoridade monetária cita o risco-país --que chegou ontem a 170 pontos-- e as taxas de juros em um patamar mais reduzido do que em relação ao ano passado --a taxa básica de juros está em 12,75% ao ano e a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), em 6,5%. Os três dados estão nos menores patamares já registrados.

"Corroboram, ainda, as perspectivas favoráveis, o montante de investimentos previstos no PAC [Programa para Aceleração do Crescimento], além dos investimentos que serão complementares ao programa."

O PAC prevê mais de R$ 100 bilhões de investimentos para este ano, incluindo recursos privados.

Leia mais
  • BC prevê crescimento de 4,1% e inflação de 3,8%

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Relatório de Inflação do BC
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página