Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2007 - 15h16

Bolívia fornece mais de 40% do gás consumido no Brasil

Publicidade

da Folha Online

A Bolívia é a origem de quase metade das necessidades diárias do Brasil em termos de consumo de gás natural. O país atende às principais distribuidoras de São Paulo e responde por metade das necessidades diárias de Minas Gerais, os dois maiores Estados da principal região consumidora brasileira.

O balanço da Abegás (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado) mostra que o Brasil consumiu 38,391 milhões de metros cúbicos diários de gás em fevereiro (os últimos dados disponíveis), sendo que 16,723 milhões, o equivalente a 43% do total, correspondem ao produto boliviano.

Entre as 21 distribuidoras de gás do país, pelo menos nove importam entre 50% e 100% do produto boliviano. As principais distribuidoras de gás de São Paulo --Comgás, São Paulo Sul e Gás Brasiliano-- dependem pelo menos 75% da Bolívia, que anunciou hoje a redução das exportações do produto para Argentina e Brasil.

Os motivos para a decisão não são diplomáticos ou estão ligados à falta de acordos entre os governos brasileiro e boliviano, mas se restringem a entraves técnicos, provocados por uma série de protestos que agiram a região sul do país.

Leia mais
  • Entenda a redução da exportação de gás da Bolívia ao Brasil
  • Bolívia anuncia redução de exportações de gás para Argentina e Brasil
  • Rondeau diz não ser viável substituir gás boliviano no curto prazo
  • Rondeau defende preço de mercado para indenizar refinarias na Bolívia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre gás boliviano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página