Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2007 - 18h45

Airbus anuncia corte de seis mil funcionários na Europa

Publicidade

da France Presse, em Toulouse

A Airbus anunciou que pelo menos 2.300 pessoas serão demitidas na fábrica da empresa em Toulouse (sudoeste da França) e outras 2.317 em sua unidade de Hamburgo, na Alemanha. Os números foram divulgados pela direção do grupo nesta sexta-feira (27).

Segundo as mesmas fontes, haverá mais 1.095 demissões em Filton (Grã-Bretanha) e 334 em Getafe (Espanha).

No final de fevereiro, a empresa anunciou que daria início a um plano de reestruturação, chamado "Power 8", com o objetivo de cortar 10 mil vagas em toda a Europa nos próximos quatro anos.

A previsão é de que nesse período a Airbus acabará com 4.300 postos na França, 3.700 na Alemanha, outros 400 na Espanha e 1.600 na Grã-Bretanha.

Com estas medidas a Airbus segue sua concorrente americana Boeing, que fez uma reestruturação parecida há quatro anos para amenizar perdas e racionalizar sua produção.

O plano da Airbus já provocou inúmeros protestos das fábricas do grupo em toda a Europa. Em 2006, a empresa sofreu a primeira perda de sua história, ao fechar o ano com um resultado negativo de mais de 572 milhões de euros (US$ 743 milhões), devido aos custos do projeto do avião gigante A380.

Leia mais
  • Portuguesa TAP e brasileira TAM anunciam parceria
  • Lucros de Boeing, Pepsi e Colgate batem projeções; UPS e United são exceção

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Airbus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página