Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2007 - 12h59

Brasil fará nova reunião em maio para negociações na OMC

Publicidade

da France Presse, em Genebra

Os quatro grandes atores das negociações na OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre a liberalização do comércio mundial --Brasil, Índia, UE (União Européia) e Estados Unidos-- se reunirão em Paris, nos dias 17 e 18 de maio, para tentar aproximar suas posições. A informação foi dada nesta segunda-feira por uma fonte européia em Genebra.

Pouco depois que as fontes européias anunciaram esta reunião, a OMC tentou "forçar" o desbloqueio das negociações pedindo aos Estados Unidos que reduzam suas subvenções agrícolas abaixo dos US$ 19 bilhões anuais.

Os quatro negociadores --o ministro brasileiro das Relações Exteriores Celso Amorim, o comissário europeu do Comércio Peter Mandelson, a representante americana para o Comércio Susan Schwab e o ministro indiano do Comércio Kamal Nath-- não conseguiram superar suas divergências, centradas na agricultura, durante um encontro em Nova Délhi em meados de abril.

Apesar disso, eles prometeram aumentar o número de encontros com o objetivo de chegar a um acordo até meados de junho, na esperança de concluir as negociações da Rodada Doha antes do final do ano.

As discussões estão empacadas há cinco anos em torno das questões agrícolas. Os países pobres e emergentes exigem o fim dos subsídios concedidos pelos países ricos a seus agricultores e uma diminuição das tarifas alfandegárias, enquanto que as nações do Norte querem concessões para seus serviços e produtos industriais.

Paralisadas em julho de 2006, as negociações iniciadas em 2001 na capital do Qatar foram retomadas em janeiro pelos 150 países membros da OMC.

As discussões de Paris devem ser precedidas de uma reunião mais ampla envolvendo vários ministros paralelamente à reunião anual dos 30 países membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômicos) nos dias 14 e 15 de maio.

Elas serão seguidas de um novo encontro em Londres no dia 10 de junho e, depois, de uma outra reunião entre os dias 14 e 19 de junho em um local que ainda será decidido.

Japão e Austrália tentam ainda organizar um outro encontro por volta de 23 de maio em Tóquio com os quatro grandes, mas este projeto não deverá se concretizar, segundo a fonte européia. Contudo, Tóquio e Canberra poderão ser convidados a se juntar aos outros negociadores em Paris e Londres no final de seus encontros.

Leia mais
  • Para a OMC, americanos devem reduzir subsídios para menos de US$ 19 bi

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre OMC
  • Leia o que já foi publicado sobre Rodada Doha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página