Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2007 - 16h40

Vale assina contrato para construção de quatro graneleiros

Publicidade

da Folha Online

A CVRD (Companhia Vale do Rio Doce) anunciou a assinatura de um contrato de frete de 25 anos que prevê a construção de quatro navios graneleiros que serão os maiores do mundo, com capacidade para transportar 388 mil toneladas cada um.

O acordo foi feito com a Bergesen Worldwide, maior proprietária mundial de grandes navios graneleiros e uma importante prestadora de serviços para as indústrias do aço e minério de ferro. Procurada pela Folha Online, a Vale não revelou o valor do negócio.

O primeiro destes navios deve entrar em operação na primeira metade de 2011. Segundo a Vale, "esse navio irá contribuir para a redução de custos via economias de escala e suavização da volatilidade dos preços C&F --custo mais frete marítimo-- do nosso minério de ferro para a China."

A companhia também firmou acordo de 20 anos para a construção de um navio graneleiro com capacidade de 300 mil toneladas com a Nippon Yusen Kaisha Japan, cuja entrega também é esperada para 2011.

A CVRD assinou um contrato separado pelo qual a Bergesen Worldwide irá converter um grande navio petroleiro em um navio graneleiro. O navio convertido começará em 2008 o serviço de transporte marítimo exclusivo entre Brasil e China.

Adicionalmente, a Companhia revogou sua decisão de vender seus três navios cape-size (que transportam até 175 mil toneladas de carga).

Segundo comunicado da empresa, essas iniciativas, são direcionadas para o desenvolvimento de um serviço de transporte de minério de ferro exclusivo do Brasil para a China, fazendo parte do esforço global da Vale para aumentar sua competitividade.

Leia mais
  • Vale assume controle integral de quarto produtor mundial de minério de ferro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Vale do Rio Doce
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página