Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2007 - 14h39

Vendas para o Dia das Mães já é 4,1% maior que em 2006, aponta Serasa

Publicidade

da Folha Online

As vendas do comércio em todo o país aumentaram 4,1% no fim de semana que antecede o do Dia das Mães, entre os dias 4 e 6 de maio, em relação ao período equivalente de 2006 (5 a 7 de maio). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (7) pelo Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio.

Já durante a semana de 30 de abril a 6 de maio de 2007, houve um crescimento de 3,8% nas vendas na comparação com o ano anterior, de 1º a 7 de maio.

Os analistas da Serasa afirmam que o aumento das vendas do varejo para o Dia das Mães condiz com a recuperação da atividade econômica registrada a partir do segundo semestre de 2006 e, com maior intensidade, no início de 2007. A

Segundo a Serasa, a evolução do crédito, a melhoria do poder aquisitivo da população (renda e emprego) e os preços mais baixos, por conta da maior concorrência com os importados, têm favorecido as compras.

O Dia das Mães é considerado a segunda melhor data para o varejo, ficando atrás apenas do Natal.

Expectativa

A Serasa ainda ouviu, entre os dias 16 e 24 de abril, 1015 empresas do comércio em todo o país sobre as expectativas para o Dia das Mães deste ano.

As mais otimistas são as de grande porte. Na análise regional, o Centro-Oeste é a região mais convencida de que o volume de vendas e o faturamento de suas empresas será melhor do que no Dia das Mães de 2006.

A maior parte do empresariado brasileiro do comércio, 47%, espera aumentar o volume de vendas frente a 2006. Na pesquisa do ano passado, o percentual otimista era de apenas 35%.

A perspectiva de queda também melhorou. Este ano, 13% acreditam em recuo das vendas, contra 22% em 2006. O número de empresários que confiam na estabilidade das vendas caiu, indo de 43% para 40%.

De acordo com a pesquisa de 2007, as grandes empresas do setor continuam sendo as mais otimistas: 73% delas apostam em crescimento das vendas --em 2006, este percentual era 62%.

Na análise regional, o Centro-Oeste é a região mais otimista. Por lá, 52% dos entrevistados acreditam que o volume de vendas será maior este ano.

Em seguida aparecem dos empresários do Sudeste (49%) e Nordeste (48%). A região Sul continua como a menos confiante, com 40% dos empresários esperando alta.

Leia mais
  • Eletrônicos devem vender 10% mais no Dia das Mães
  • Dia das Mães deve movimentar R$ 255 milhões em compras pela internet
  • Indústria de roupas espera vender 5% mais no Dia das Mães

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Dia das Mães
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página