Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 11h56

Telefônica diz ao Cade que compra da Telecom Itália não afetará TIM no Brasil

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O secretário-geral da Telefônica no Brasil, Gustavo Fleichman, reafirmou hoje à presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Elizabeth Farina, que a compra da Telecom Itália não afetará os interesses da TIM no Brasil.

Ele foi ao Cade na manhã desta quinta-feira explicar informalmente a operação, que ainda não foi comunicada oficialmente ao sistema de defesa da concorrência. Segundo Fleichman, o prazo para a notificação, que será encaminhada via Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), termina no próximo dia 21.

Segundo o secretário-geral da Telefônica, nas explicações dadas hoje ao Cade, e também durante a semana aos conselheiros da Anatel, ele e os advogados da empresa tentaram esclarecer algumas informações publicadas na imprensa que não estariam "absolutamente corretas", principalmente sobre o impacto no Brasil da operação ocorrida na Europa.

Fleichman afirmou que seria "impossível" para a Telefônica tomar decisões no Brasil que contrariassem as atividades da TIM no país. "Não é sua intenção e jamais conseguiria fazer isso", disse.

Como controladora da Vivo, junto com a Portugal Telecom, a Telefônica tem uma participação indireta de 28,42% no mercado de telefonia celular, o que lhe dá a liderança. A TIM, vice-líder, tem 25,77% dos assinantes.

"São operações independentes pela natureza dos investimentos feitos", disse, ao comentar que a participação da Telefônica será indireta e minoritária na Telecom Itália, e que os interesses dos outros acionistas na empresa italiana seriam a garantia de que a Telefônica não tomará jamais uma posição que compromete a atuação da companhia.

Leia mais
  • CVM italiana pede explicações sobre negócio com a Telecom
  • Juntas, Telefónica e Telecom Italia podem criar gigante de teles
  • Telefónica e grupo italiano compram empresa dona de 18% da Telecom

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Telefónica
  • Leia o que já foi publicado sobre Telecom Italia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página