Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2007 - 18h16

Anatel quer levar celular ao interior do país

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Plínio Aguiar, disse que as novas regras do leilão para a chamada terceira geração de celulares deverão levar os aparelhos a localidades com mais de 10 mil habitantes que hoje não são atendidas.

O edital do leilão, que será lançado até o fim do ano, prevê que as empresas serão escolhidas pelo preço oferecido pelas freqüências e também pela cobertura. "Nessa licitação, teremos oportunidade de alavancar o serviço móvel. Chegaremos a uma interiorização forte", afirmou.

De acordo com Aguiar, cerca de 2.500 municípios brasileiros não têm cobertura de celular. O presidente não soube informar quantos desses municípios têm mais de 10 mil habitantes e que seriam atendidos pela nova licitação.

Aguiar participou hoje de audiência na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, que discutiu a universalização da telefonia nas regiões Norte e Nordeste.

Números apresentados pelo presidente mostram que apenas 47% dos municípios do Norte têm cobertura celular enquanto no Nordeste o número cai para 40%. A situação é pior no Piauí, onde apenas 18% dos municípios têm cobertura.

Pulso-minuto

Aguiar disse hoje que a Secom (Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto) preparou cartilhas e comerciais televisivos para orientar o consumidor sobre a mudança na tarifação da telefonia fixa de pulso para minuto.

A Anatel proibiu que as operadoras façam propaganda de seus planos próprios de tarifa até o fim da transição, em 31 de julho. "É uma demanda dos Procons, porque há muita desinformação. O intuito único é não confundir o consumidor neste período de conversão."

As empresas poderão anunciar apenas os planos obrigatórios, o básico e o alternativo, sendo este o mais vantajoso para quem usa internet discada ou faz ligações de mais de 2.5 minutos. A mudança na tarifação já está sendo feita em municípios do interior de São Paulo e da região metropolitana e começará na capital no dia 2 de julho.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página