Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2007 - 11h03

Bernardo afirma que crescimento do PIB será maior no 2º trimestre

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) acredita que o avanço da economia será mais intenso no segundo trimestre do ano e que a projeção de crescimento do governo, de 4,5% para 2007, será alcançada.

"Com certeza o segundo trimestre vai ter um resultado melhor, não só porque a base é fraca, mas porque está havendo uma aceleração. A nossa meta é de 4,5% e estamos apostando que vamos conseguir e, possivelmente, até ultrapassar", afirmou o ministro.

Para ele, o resultado do primeiro trimestre --crescimento de 0,8% em relação ao último trimestre anterior e 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado-- só não é maior devido ao crescimento das importações.

Mas isso, para ele, será positivo no futuro, porque essas importações contribuem para o aumento da formação bruta de capital fixo (taxas de investimento). No primeiro trimestre a expansão desse indicador foi de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Isso vai gerar um crescimento maior na seqüência."

Bernardo lembrou ainda que dados já divulgados pela indústria mostram um segundo trimestre mais aquecido. Como exemplo, ele citou o setor automobilístico que cresceu 8,3% no quarto e quinto meses do ano, contra 3,8% entre janeiro e março.

Ele acrescentou também que os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados hoje indicam que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ainda não teve nenhum impacto sobre o PIB (Produto Interno Bruto) e que isso deverá ocorrer a partir do segundo trimestre.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página