Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2007 - 18h31

Problemas de financiamento do Fortis derruba ação do ABN Amro

Publicidade

da Folha Online
com Reuters

Um boato de que o banco belgo-holandês Fortis pode ter problemas para obter o empréstimo-ponte -- modalidade de crédito onde diversas instituições financeiras participam em conjunto do empréstimo -- de 24 bilhões de euros para pagar a sua parte na oferta sobre o banco holandês ABN Amro causou nesta sexta-feira a queda do preço das ações dos dois bancos.

As ações do ABN Amro fecharam com queda de 3,48%. Porém, chegou a cair 9% durante o pregão. Já as ações do Fortis recuaram 1,51%.

O Fortis participa, ao lado dos bancos Royal Bank os Scotland (RBS) e Santander, de um consórcio que ofereceu 71 bilhões de euros (US$ 97,24 bilhões) pelo banco holandês. O concorrente direto pela aquisição é o inglês Barclays, que ofereceu 63 bilhões de euros.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo diário econômico holandês "Het Financieele Dagblad", e foi motivada pela crise nos mercados financeiros causados pelo crédito imobiliário de alto risco (subprime) americano. Segundo o jornal, o Fortis corre o risco de não conseguir mais levantar o recurso necessário para bancar a sua parte da oferta porque algumas das instituições envolvidas recuariam na intenção de participar do empréstimo-ponte.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página