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22/08/2007 - 15h53

Mattel não quer pagar por encomenda registrada

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GISELLI SOUZA
do Agora

A Mattel não irá mudar o formato de envio dos brinquedos envolvidos no recall (convocação da fábrica para devolução de produtos). O anúncio foi feito após reunião com representantes dos Correios em São Paulo.

O órgão afirma que o modelo adotado atualmente pela Mattel --a encomenda-resposta-- não tem garantia ao consumidor e não oferece indenização no caso de extravio do produto. As encomendas pagas (rastreadas e via Sedex) têm custo que varia de R$ 5,50 a R$ 30, conforme o peso do produto e a localidade.

A empresa, no entanto, diz que a encomenda-resposta é segura e que, no último recall, em novembro de 2006, apenas dez casos de extravio foram notificados. A Mattel diz ter resolvido o problema e que todos os consumidores foram ressarcidos.

Na época, 100 mil brinquedos foram recolhidos. Agora, são 850 mil produtos envolvidos. Desde o início do recall, no último dia 14, 43.775 mil clientes pediram o reembolso ou a troca dos brinquedos.

Para pedir a devolução, o consumidor deve entrar em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), pelo telefone 0800-7701207 (de segunda a sexta, das 9h às 23h, e aos sábados, das 9h às 17h) ou pelo e-mail recallbrasil@mattel.com.br.

Ao mandar o brinquedo para a Mattel, o consumidor não recebe nenhum comprovante. A empresa alega que, quando o cliente faz o contato com o SAC, há um controle da companhia sobre os produtos enviados. Sobre a chance de envio por sedex ou por encomenda rastreada, por conta do consumidor, a Mattel diz que a recomendação é que o cliente mande o item na encomenda-resposta.

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