Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2007 - 16h02

Telefónica eleva fatia no capital da Portugal Telecom

Publicidade

da Lusa, em Lisboa
com Reuters

A espanhola Telefónica, que tinha 9,96% do capital da Portugal Telecom (PT) e já era o maior acionista, passou a deter 10,96% dos direitos de voto na companhia, informou nesta quarta-feira o grupo português em comunicado enviado à CMVM, regulador luso do mercado de capitais.

No Brasil, as duas companhias dividem o controle da Vivo, maior operadora de telefonia móvel do país.

O segundo acionista da Portugal Telecom é o fundo Brandes Investments Partners, com quase 9%, seguido pelo português Grupo Espírito Santo (cerca de 8%). Grande parte do capital da PT está diluído na Bolsa portuguesa.

O Estado português também detém ações na PT e conta ainda com o chamado "golden share" --que dá ao governo luso alguns direitos especiais na companhia.

Vivo

Nesta quarta-feira a Telefónica afirmou que não está interessada em vender os 50% de participação que possui na Vivo para a PT, segundo informações do diretor de operações do grupo espanhol, Antonio Viana-Baptista. "Na verdade, ainda gostaríamos de comprar a fatia da PT na Vivo", disse, segundo a agência de notícias Reuters.

Em julho, o presidente da Telefónica, César Alierta, disse em entrevista ao jornal Financial Times que sua empresa havia oferecido 3 bilhões de euros pela participação da PT na Vivo.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página